Translate

17 fevereiro 2013

Fato da Semana

Fato: A aquisição da Heinz, por 23 bilhões de dólares, por parte da Berkshire Hathaway e 3 G Capital

Qual a relevância disto? A 3G Capital tem suas origens no banco de investimento Garantia. Esta instituição tomou o controle da Brahma, para mais tarde formar a Ambev. A empresa de bebidas passou a controlar a maior parte do mercado de cervejas no Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia. Antevendo um processo de concentração no mercado de bebidas – até então com muitos fabricantes locais – a Ambev uniu-se a Interbrew, da Bélgica, formando a Inbev, em 2004. Quatro anos depois, a Inbev adquire a Anheuser-Busch. Agora, a 3 G Capital faz uma oferta para adquirir a campeã do ketchup.

O crescimento dos controladores da 3G está sustentado, em grande parte, na utilização obsessiva de medidas de desempenho. Os gestores das empresas administradas por eles são promovidos (ou demitidos) conforme os resultados apresentados. Em outras palavras, a controladoria exerceu um papel crucial na trajetória de Lemann, Telles e Sicupira, os donos da 3G

Positivo ou Negativo? – Positivo, pois valoriza o papel do controller nas organizações.

Desdobramentos – A aquisição chamou a atenção para o estilo brasileiro de gestão. Mostra que a abertura da economia pode gerar riqueza para os investidores estrangeiros, mas é capaz de trazer frutos para os capitalistas locais.

Outros candidatos a fato da semana: Esta foi uma semana de carnaval, o que significa pouca movimentação nas notícias. É interessante notar que uma festa que gerar tanta riqueza tenha sido tão pouco analisada sob o ponto de vista contábil-financeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário