Translate

02 fevereiro 2013

Fato da Semana

Fato: Atraso no pagamento a fornecedores da Petrobras 

Qual a relevância disto? A Petrobras vem sendo usada pelo governo – seu principal acionista – há tempos. Nos últimos anos, a empresas teve o preço interno da gasolina congelado pela equipe econômica, impedindo de repassar ao consumidor o aumento nos custos. Além disto, as duas últimas gestões aumentaram substancialmente o número de funcionários, as despesas não essenciais, enquanto reduzia as despesas com manutenção e evitava dar baixa em ativos improdutivos.

Esta semana a Reuters verificou que diversos fornecedores não estavam recebendo no prazo. Isto traz consequências para a cadeia produtiva, gerando corte em investimentos e desconfianças dos parceiros.

Positivo ou Negativo? – Negativo. Tratar mal os fornecedores, atrasando os pagamentos, é uma atitude de empresa em sérias dificuldades financeiras.  Isto é um prenúncio de desespero da gestão financeira da empresa.

Desdobramentos – Os fornecedores da empresa irão descontar, na margem de lucro em futuras negociações, o fato da Petrobras não ser uma empresa pontual e correta com os seus pagamentos. Além disto, os financiadores tenderão – diante da bagunça financeira da empresa – colocar clausulas nos contratos que pode ou aumentar o custo do financiamento ou restringir os pagamentos a terceiros.

Esta semana não foi muito prodiga em fatos. As diversas amortizações (Deutsche, Vale e Anglo), os problemas de auditoria na OMC, o lucro do Bradesco e a vitória da Ernst&Young seriam outras possibilidades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário