Translate

25 fevereiro 2013

Big four e política

Segundo uma notícia do The Guardian (Big four accountancy firms donate £1.9m in services to political parties since 2009, Maeve McClenaghan, 10 jul 2012), as grandes empresas de contabilidade (Big Four) doaram 1,9 milhões de libras para os partidos políticos ingleses desde 2009. Além de doar dinheiro, as empresas também "emprestam" recursos humanos para o governo. No caso inglês, 15 funcionários foram cedidos para o Tesouro inglês.

Esta informação naturalmente preocupa em razão de uma possível influência que estas empresas podem exercer sobre a regulação do setor, com acesso privilegiado na formulação de políticas públicas. O jornal cita especificamente a ligação da Deloitte com o Partido Conservador britânico. A empresa ganhou contratos lucrativos no valor de 774 milhões de libras.

Na última semana a Comissão de Concorrência do Reino Unido (Competition Commission), depois de suspense, afirmou que as empresas de auditoria e as empresas com ações negociadas na bolsa são interdependentes. Apesar de ser um relatório preliminar, a comissão está estudando alternativas para melhorar a concorrência do setor. Isto incluiria o rodízio obrigatório. Um levantamento da comissão mostrou que 31% das cem maiores empresas com ações na bolsa tiveram a mesma empresa de auditoria por mais de vinte anos. Segundo o Compliance Week:

Isso levanta uma preocupação de que a falta de concorrência pode levar a preços mais altos, de qualidade inferior, e menos inovação, para não mencionar um fracasso para cumprir o objectivo pretendido de proteger os interesses dos acionistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário