Translate

16 fevereiro 2013

Ainda a convergência

Michel Barnier, francês funcionário da Comunidade Europeia, falando num almoço em Nova Iorque, que os Estados Unidos deveriam adotar as normas internacionais de contabilidade.

"Eu continuo decepcionado com a lentidão que os EUA estão movendo na direção dos padrões internacionais de contabilidade. É essencial ter normas básicas comuns. Caso contrário, corremos o risco dos nossos padrões prudenciais terem efeitos diferentes."

Barnier não descartou o risco do retorno a um sistema fragmentado, com abordagens nacionais, informou o jornal New York Times. A França tem uma grande parcela de culpa neste processo, segundo o colunista Floyd Norris, ao pressionar a União Europeia a não usar as normas internacionais nos bancos. Ou seja, alguns países adotam normas internacionais que são interessantes. Barnier, inclusive, ameaçou não repassar recursos para o Iasb se este aprovasse normas que não agradasse a Europa, lembra Norris.

O apoio dos Estados Unidos diminuiu nos últimos tempos: exceto algumas empresas multinacionais e as grandes empresas de contabilidade, muitas empresas acham que a despesa é maior que o benefício. A próxima presidente da SEC, que irá tomar a palavra final sobre a convergência dos EUA, não tem uma posição conhecida sobre o assunto. (Fonte da Figura aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário