Translate

28 janeiro 2013

História da Contabilidade: 1976

O ano de 1976 é bastante conhecido entre os contadores: em dezembro daquele ano foi aprovada a lei 6404. O jornal da época (Estado de S Paulo, 16 de dezembro de 1976) trouxe a seguinte notícia sobre a aprovação da lei:
Mas o texto é somente sobre a Rede Ferroviária Federal. Em termos de balanços, os relatórios da diretoria estão mais amplos, como é o exemplo da Elgin, empresa de máquinas de costura:
(o texto está realmente ilegível). Apesar desta empresa ter publicado um "demonstrativo dos resultados", ainda era possível encontrar, em lugar desta demonstração, o razonete de lucros e perdas. Eis o exemplo da Bombril, na mesma edição:
Mas o interessante é que as empresas já adotavam a ordem dos ativos e do lado direito como conhecemos hoje. Exceto os bancos, onde a ordem do lado direito é invertida ainda: começa pelo PL e termina nas contas de compensação. Eis o caso do balancete do Banco Econômico:
No mercado de trabalho, um grande número de vagas para "auxiliares":
Observe que a datilografia é exigida num dos anúncios. Em termos educacionais, surgem as empresas de treinamento e atualização profissional. Dois anúncios chama a atenção: um do IOB, oferecendo vários cursos vinculados a legislação; e outro do IOPEC, sobre auditoria, com professores da USP e PUC:


Um comentário: