Translate

21 janeiro 2013

História da Contabilidade: 1967

Ao analisarmos um jornal de 1967 percebemos algumas coisas interessantes. Usando o jornal Estado de S Paulo de 3 de setembro de 1967, podemos notar o seguinte:

Balanço - As demonstrações contábeis ainda eram um pouco divergentes com as atuais. O jornal apresenta as demonstrações da Casa Anglo Brasileira S/A, que no dia 24 de agosto teve uma reunião de diretoria aprovando os resultados e a distribuição de dividendos:
No balanço da empresa é possível notar que as contas do ativo não respeitam a atual estrutura de liquidez. O ativo começa com o imobilizado, seguido dos grupos Realizável a Longo Prazo, Realizável a Curto Prazo (que inclui Estoques e Clientes), Disponível, Contas de Resultados Pendentes (que corresponde as despesas antecipadas) e a famigerada Contas de Compensação. 
Do lado do passivo (era assim denominado o lado direito do que atualmente conhecemos como passivo e patrimônio líquido) a ordem também era diferente da atual. Começava com um grupo denominado Não Exigível, que incluía o Capital Realizado, as Reservas (Legal, Geral, Manutenção do Capital de Giro Próprio, de Correção Monetária) e Lucros e Perdas. Mas também incluía a Provisão para Devedores Duvidosos, Fundos de Indenização Trabalhista, Fundo de Depreciações e Fundo de Depreciações com Correção Monetária. Tudo isto fazia parte do Não Exigível  Depois disto, em outro grande grupo denominado Exigível a Curto Prazo, temos as Contas Correntes, Responsabilidades a Pagar, Fornecedores e Dividendos a Distribuir. O grupo seguinte é composto de Contas de Resultados Pendentes. Fechando o ciclo, as Contas de Compensação. 

Em lugar da Demonstração do Resultado, a empresa apresentava a Demonstração da conta Lucros e Perdas, com os valores de débito e os de crédito. Fazia parte da conta a distribuição do lucro:


Logo após, o Parecer dos Auditores, elaborado pela Boucinhas & Campos. O parecer fala em "princípios de contabilidade geralmente aceitos, aplicados em bases consistentes com as do período anterior". 


Mercado de Trabalho - Uma análise dos classificados mostra que a modernização da contabilidade está presente. Entretanto, ainda era considerado um requisito importante do profissional a caligrafia:
O terceiro anúncio da figura acima é interessante, pois pede um profissional com prática no sistema Front-Feed e com boa letra. 

Custos - Apesar dos elevados índices inflacionários daquele momento, a presença de empresas multinacionais incentiva a contabilidade de custos. Entretanto, esta não é considerada uma atividade típica do profissional da época e sim do economista ou administrador. Veja os seguintes anúncios:

O primeiro pede um economista ou administrador de empresas para trabalhar no setor de Custo Padrão da Alcan. O segundo, um economista ou engenheiro, mas com curso técnico em contabilidade e que tenha experiência em custo mecanizado. 

Mulheres - A presença das mulheres ocorre em cursos específicos para este segmento

ou através de vagas exclusivas para as damas

Nenhum comentário:

Postar um comentário