Translate

26 janeiro 2013

Fato da Semana


Fato: A nomeação de Mary Jo White para SEC

Qual a relevância disto? A SEC é o regulador do mercado de capitais da maior economia do mundo. Esta agência irá determinar se os Estados Unidos irão adotar ou não as normas internacionais de contabilidade, emitidas pelo Iasb, em lugar das normas do Fasb. Em meados do ano passado, uma equipe da SEC divulgou um relatório sobre o assunto, com críticas a convergência e sem um plano temporal para a adoção das normas internacionais. No final do ano, a presidente da SEC renunciou, assumindo uma interina.

Passada a eleição, Obama nomeia Mary Jo White para o cargo de presidente da SEC. O New Yorker lembrou que o primeiro presidente da SEC, nomeado por Roosevelt, foi Joe Kennedy, pai do JFK. Aposta em Joe na SEC foi como “colocar a raposa para cuidar do galinheiro”, pois este conhecia as malandragens do mercado. E foi um excelente presidente da SEC. Mary Jo White ser “colocar um policial para bater”, conforme a New Yorker. Havia uma percepção que a SEC estava sendo muito frouxa com Wall Street.

A razão disto é o currículo de Mary Jo White. Atualmente com 65 anos, White ficou conhecida pela agressividade como promotora. Ajudou a colocar nas grades um mafioso, lidou com o ataque terrorista de Bin Laden, entre outros casos. Apesar de ser conhecida no combate ao terrorismo, a nomeação de Obama deve-se ao conhecimento de White do crime do colarinho branco. Mas nos últimos anos Mary Jo White estava exercendo a advocacia defendendo executivos de Wall Street.

Um último aspecto sobre White: seu marido é um veterano na SEC, tendo sido chefe da divisão de Finanças Corporativas.

Positivo ou Negativo? – Indefinido. Não se sabe a posição de White com respeito a convergência. Mas a expectativa de Obama é que Mary seja realmente uma policial na SEC; tempos duros para os malandros de Wall Street.

Desdobramentos – Teremos que aguardar a posição de Mary Joe. Ela deverá tomar a decisão da convergência, mas talvez isto não ocorra de imediato. Ou seja, deverá levar alguns meses.

Outros candidatos fortes a fato da semana: A compra de 566 mil cartões telefônicos pelo Cruzeiro do Sul paradesviar dinheiro; a Caterpillar sendo enganada pelos chineses; e o estudante de 89 anos em contabilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário