Translate

10 janeiro 2013

Acordo bilionário

Dez bancos dos Estados Unidos chegaram a um acordo de quase US$ 20 bilhões ontem com reguladores do setor bancário relacionado a irregularidades na execução de hipotecas. As acusações contra as instituições financeiras haviam sido feitas pelo Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) e o Escritório do Controlador da Moeda (OCC, na sigla em inglês) em 2011.

(...) Os dez bancos americanos estavam ansiosos para selar o acordo bilionário porque vão divulgar seus balanços do quarto trimestre do ano passado nas próximas semanas e querem deixar esse assunto para trás [1].

Entretanto, as negociações quase fracassaram no fim de semana, quando os banqueiros ameaçaram rejeitar o acordo caso fosse incluída uma demanda adicional do Fed por mais US$ 300 milhões, de acordo com uma pessoa com conhecimento do assunto.

O acordo está relacionado a irregularidades na execução de hipotecas. Atolados em milhões de processos de hipotecas, muitos bancos usaram um sistema que ficou conhecido como "assinaturas-robôs" para determinar as execuções, afirmando falsamente que tinham analisado pessoalmente cada um dos contratos concedidos.

Esse pacto assinado ontem pelos bancos substitui a análise individual dos arquivos de empréstimos de cada cliente. De acordo com o OCC, o acordo beneficia ambos os lados, ao dar dinheiro mais rapidamente para os consumidores e encerrar um caro processo que poderia se arrastar por anos, prejudicando a indústria hipotecária.


Nos EUA, bancos fazem acordo bilionário - 8 de Janeiro de 2013 - O Estado de São Paulo

[1] Ou seja, os valores serão reconhecidos de imediato

Nenhum comentário:

Postar um comentário