Translate

15 janeiro 2013

1956

Um pequeno texto, publicado no Estado de S Paulo de 18 de julho de 1956, convocado os Contabilistas do sindicato de São Paulo para uma assembleia. O sindicado foi fundado em 1919, logo após a primeira guerra mundial.

Naquela mesma data, o Banco Francês e Brasileiro publicava balanço de 30 de junho, com o destaque entre parênteses, informando compreender matriz, filiais e agências. O ativo era o seguinte:
O leitor poderá notar que a ordem é de liquidez para o ativo. Entretanto, o passivo iniciava com o Capital (do grupo "não exigível", que incluía também o fundo de reserva legal, o fundo de previsão - é isto mesmo - e outras reservas. Note a confusão entre os termos "fundos" e "reservas"), o exigível (iniciando pelos depósitos) e os resultados pendentes. Fazia parte do balanço as "contas de compensação". 
A seguir a Demonstração da Conta de Lucros e Perdas. O lado esquerdo é denominado de "débito" e o lado direito de "crédito". Outro aspecto interessante é a data desta demonstração: 30 de junho de 1956 (quando deveria ser "primeiro semestre de 1956"). 

 A contabilidade era responsabilidade de Ullrich Richter, registrado com o número 10.757 no CRC de São Paulo, que se denominava guarda-livros.
Num balanço na página seguinte temos:

Ou seja, começam a aparecer os contadores nos balanços das empresas. Mas aparentemente existia uma numeração específica para os contadores, diferente do número dos guarda livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário