Translate

11 dezembro 2012

Stephen Hawking

O cientista Stephen Hawking foi laureado com o prêmio mais lucrativo existente para as ciências: o Special Fundamental Physics Prize por “lifetime of achievements” (uma espécie de prêmio conjunto da obra do cientista) que vem acompanhado de US$ 3 milhões de dólares. Uma das exigências é a de que o ganhador dê ao menos uma palestra por ano, que será gravada e postada no site da fundação que ampara o prêmio.

Os pesquisadores do CERN (Centro Europeu para a Pesquisa Nuclear) também receberão a mesma quantia pela provável descoberta da partícula subatômica Bóson de Higgs.

Ainda será anunciada uma lista de candidatos ao prêmio em 2013, assim como prêmios de US$ 100.000 para trabalhos emergentes.

O prêmio é um de vários estabelecidos em julho por Yuri Milner, um físico russo que largou o doutorado (ele se autointitula “físico fracassado”) e ganhou bilhões de dólares investindo em mídias sociais e empresas como Twitter, Facebook e Groupon.

Os vencedores do prêmio foram selecionados por um comitê independente de físicos conhecidos. Acredita-se que pesquisadores mais novos que os do prêmio Nobel serão premiados, já que não é um pré-requisito a prova experimental do trabalho teórico.

The Guardian e The New York Times

Nenhum comentário:

Postar um comentário