Translate

05 dezembro 2012

SEC, Auditoria e China

A Securities and Exchange Commission (SEC) abriu processo administrativo contra as unidades regionais chinesas afiliadas às quatro grandes firmas do mercado de auditoria — PwC, Deloitte, Ernst & Young e KPMG —, além da BDO.

O processo será movido por causa da recusa dessas firmas de disponibilizar os papéis de trabalho de auditoria de empresas chinesas investigadas por “potencial fraude contábil” contra investidores americanos.

De acordo com a SEC, essa conduta viola o que está previsto na legislação do mercado de capitais dos Estados Unidos e na lei Sarbanes-Oxley.

As empresas que serão processadas são BDO China Dahua Co. Ltd., Deloitte Touche Tohmatsu CPAs Ltd., Ernst & Young Hua Ming LLP, KPMG Huazhen e PricewaterhouseCoopers Zhong Tian CPAs Ltd.

Essas unidades regionais chinesas ficam numa situação delicada, porque o governo da China não autoriza o compartilhamento dessas informações.

“Firmas que conduzem auditorias sabendo que elas não poderão cumprir as leis que requerem o acesso a esses papéis de trabalho estão sujeitas a sanções severas”, afirma Robert Khuzami, diretor da área de fiscalização da SEC.

Conforme documento divulgado pelo regulador americano, um tribunal administrativo vai marcar uma audiência para determinar quais medidas serão tomadas contra essas empresas. Uma decisão inicial deve sair em dez meses.


SEC vai processar filiais chinesas de firmas de auditoria - 4 de Dezembro de 2012 - Valor Online - Fernando Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário