Translate

12 dezembro 2012

HSBC

Em postagens anteriores mostramos o caso do banco HSBC, que estava sendo acusado de ajudar na lavagem de dinheiro para entidades terroristas. Estimava-se uma multa de quase 2 bilhões de dólares, boa parte já provisionada pela entidade. Agora saiu o resultado do acordo entre o HSBC e as autoridades dos Estados Unidos:

O banco britânico HSBC pagará ao governo dos Estados Unidos o montante recorde de 1,9 bilhão de dólares para encerrar uma investigação de lavagem de dinheiro, confirmou nesta terça-feira a instituição financeira. O HSBC estava sendo investigado há quase quatro anos por supostamente ter facilitado a transferência de bilhões de dólares em favor de países sujeitos a sanções internacionais, como é o caso do Irã, e dos cartéis mexicanos das drogas.

O acordo alcançado entre o banco e as autoridades federais de Justiça e do Tesouro, assim como com o escritório da Promotoria de Manhattan, em Nova York, representa um valor recorde neste tipo de pacto. A soma é maior do que o banco inicialmente esperava. No início de novembro, o HSBC declarou ter reservado [provisão] 1,5 bilhão de dólares para a sanção.

Segundo um relatório do Senado americano divulgado em julho passado, o HBUS – a filial americana do HSBC – ocultou operações com o Irã no valor de 16 bilhões de dólares ao longo de seis anos e sua filial mexicana transferiu, entre 2007 e 2008, 7 bilhões de dólares ao HBUS, provavelmente procedentes dos carteis de drogas.

Mecanismos frouxos – Segundo a investigação do Senado dos EUA, a lavagem do dinheiro das drogas foi possível devido a "mecanismos frouxos de controle" do banco britânico. Os senadores localizaram ainda fundos supeitos da Síria, Irã, Arábia Saudita e Ilhas Cayman que passaram pela instituição financeira sem que sua origem fosse levada em conta.

O relatório afirma ainda que o órgão regulador bancário americano, o Escritório Controlador da Moeda (Office of the Comptroller of the Currency), falhou em monitorar adequadamente o HSBC. As conclusões vieram após um ano de investigação e a revisão de 1,4 milhão de documentos, além de entrevistas com 75 funcionários do banco e do órgão regulador. O HSBC é o maior banco da Europa e o terceiro maior do mundo, de acordo com o ranking 2012 da revista Forbes, que o aponta ainda como sexta maior companhia de capital aberto (comações em Bolsa de Valores).

Nenhum comentário:

Postar um comentário