Translate

01 dezembro 2012

Fato da Semana

Fato: A saída de Mary Schapiro da SEC e a entrada de Elisse Walter no seu lugar.

Qual a relevância disto? A SEC é a entidade que endossa os padrões contábeis produzidos pelo Fasb nos Estados Unidos. Em última instância, cabe a SEC dar a última palavra sobre a contabilidade no maior mercado de capitais do mundo.

A troca aparentemente não altera muito a política da SEC para área contábil por dois motivos: a) no passado Walter seguiu Schapiro nas decisões na SEC, o que significa que a troca preserva a continuidade das decisões na agência; b) o mandato de Walter pode ser curto, uma vez que até o final de 2013 deverá ser sabatinada pelo Senado dos Estados Unidos. Além disto, a SEC possui  um orçamento de 1,3 bilhão de dólar, muito pouco para a quantidade de entidades que deve fiscalizar.

Entretanto a presidência da SEC poderá tomar decisões importantes referente a continuidade ou não do processo de convergência com as normas internacionais de contabilidade. Walter, há anos, informou que apoiava a adoção das IFRS nos Estados Unidos.

Positivo ou negativo? Em razão da aparente continuidade, fica tudo como está. Quem gostava da postura de Schapiro, a substituição por Walter será a manutenção das suas políticas.

Desdobramentos – A decisão de Obama talvez implique na não decisão pela convergência até final de 2013. Entretanto, pode ser que Walter tenha uma postura mais independente agora que virou chefe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário