Translate

16 novembro 2012

Investidores Institucionais e Boas Práticas de Governança

O estudo objetiva analisar a relação entre a participação acionária dos investidores
institucionais e a adoção de boas práticas de governança corporativa nas maiores empresas brasileiras listadas nos diversos setores econômicos da BM&FBovespa. Realizou-se pesquisa descritiva, conduzida por meio de análise documental, com consulta ao balanço patrimonial; notas explicativas; relatórios de administração; IANs - relatórios de informações anuais disponíveis no site da BM&FBovepa e websites das organizações. A amostra compreendeu as maiores empresas de cada setor econômico da BM&FBovespa que possuíam investidores institucionais como acionistas, totalizando 38 empresas. Para a análise dos dados, foram usadas medidas de estatísticas descritivas (médias, mínimos, máximos e desvio padrão) e análise de correlação de Pearson. Os resultados indicaram um ambiente com possibilidade de conflitos, pois existe concentração de capital. Verificou-se uma proporção média de 23% de investidores institucionais no capital social das empresas. Em relação às práticas de governança corporativa, captadas de acordo com o índice elaborado por Silveira (2004), obteve-se um índice médio de 72%. Os dados também demonstraram uma relação positiva e significativa entre investidores institucionais e boas práticas de governança corporativa, sinalizando que, entre as empresas analisadas, aquelas que possuíam maior participação acionária dos investidores institucionais foram as que apresentaram melhores práticas de governança corporativa.

INVESTIDORES INSTITUCIONAIS E BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA: UMA ANÁLISE DAS MAIORES EMPRESAS BRASILEIRAS LISTADAS NA BOVESPA
Geovanne Dias de Moura; Francisca Francivânia Rodrigues Ribeiro Macêdo; Nelson Hein

V Congresso ANPCont

2 comentários:

  1. Jéssica Maria Sousa Gurgel do Amaraldomingo, 18 de novembro de 2012 às 22:50:00 BRST

    Por esse estudo percebe-se a importância dos acionistas para melhores práticas de governança corporativa, assim, a transparência de informações na empresa, para que os acionistas e demais interessados saibam como está sendo aplicado seu dinheiro e o conhecimento de ferramentas contábeis por parte dos acionistas se mostra útil para o desenvolvimento organizacional.

    ResponderExcluir
  2. A pesquisa é muito interessante pois analisa a relação entre a participação acionária dos investidores institucionais e a adoção de boas práticas de governança corporativa nas maiores empresas brasileiras listadas na BM&FBovespa.
    A governança corporativa está ligada a relação dos investidores com a grande administração. Seria uma mediada para "frear" os próprios interesses da administração em contraste com os objetivos dos sócios da empresa. Por meio do resultado da pesquisa pode-se perceber que quando os investidores se preocupam com o destino da entidade, a empresa apresenta melhores práticas de Governança Corporativa.
    Em vista disso, aquela empresa que possui acionistas que apenas pensam em distribuição de dividendos e não priorizam os objetivos empresariais,não terão, talvez, boas práticas de governança corporativa.

    ResponderExcluir