Translate

08 novembro 2012

Governança Corporativa e CVM

Regras? Que regras?????
Determinações envolvendo Conselhos de Administração serão uma das prioridades para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), segundo o novo presidente da autarquia, Leonardo Pereira.

"Uma das prioridades é a questão do Conselho de Administração. Se nós queremos um mercado cada vez mais sério, o Conselho tem que entender seu papel, as suas responsabilidades", disse durante palestra em São Paulo, em sua primeira aparição púbica após ter sido empossado na segunda-feira pelo ministro da Fazenda Guido Mantega.

Segundo o executivo, temas como a formação do grupo e responsabilidades dos conselheiros devem estar entre estas prioridades. [MUITO interesse no que sairá disso!]

Ele também se referiu às companhias de controle disperso. "A gente vai ter que discutir as regras do modelo de corporation", afirmou.

Assim como o novo presidente, a diretora Ana Novaes já mencionou o tema. Para ela, questões relacionadas à governança corporativa nas empresas de capital disperso em casos de fusões e aquisições devem aumentar na CVM nos próximos anos.


Regras para Conselhos serão prioridade para CVM, diz presidente
Por Roberta Vilas Boas
SÃO PAULO, 7 Nov (Reuters)

Em uma postagem publicada no dia 30 de agosto comentamos sobre o Leonardo Pereira. Era de se esperar que ele aparecesse com tratanto questões de governança. Ressalto um trecho daquele dia:

Pereira falou de sua experiência de 30 anos no mercado de capitais, ressaltando sua passagem por companhias abertas como a Net e a Gol e lembrando que algumas das empresas passaram por processos de adequação ao regime contábil do IFRS - as normas internacionais de contabilidade - e emissão de títulos no mercado de capitais.
"Tudo isso me deu conhecimento prático nas áreas em que a CVM atua, em transparência e governança. Isso me deu oportunidade de lidar com questões nesse campo e tomar decisões concretas quando necessário", disse, afirmando que essas experiências o credenciam à CVM, classificada por ele como "fiadora das boas práticas de governança".

7 comentários:

  1. Interessante notar que a governança corporativa e adequação aos modelos internacionais de contabilidade, além de serem requisito para abertura de capital, mostram também um claro desenvolvimento da gestão da empresa para melhores resultados, refletindo na maioria das vezes no público que importa, os clientes, e os acionistas.

    ResponderExcluir
  2. A reportagem demonstra como a CVM, autarquia normatizadora e fiscalizadora do mercado de capitais, vem ampliando seu papel de atuação. No mercado de investimentos há constante busca por maior segurança pelos investidores que desejam investir suas poupanças de modo a obter retorno, nessa contexto as companhias devem agir de modo a conciliar interesses da administração com a de seus financiadores do mercado de capitais, a CVM então tem buscado definir as responsabilidades dos administradores dessas organizações para que se busque um mercado mais sério e concilie interesses dos gestores e acionistas, o que é essencial para diminuir o custo de agência.

    ResponderExcluir
  3. A formação de um conselho administrativo é de grande importância,eles são os responsáveis por supervisionar a empresa ou organização,logo a preocupação do novo presidente quanta a essa questão é fundamental, a maneira com esses conselheiros vão organizar a empresa e manter uma boa relação com os demais stakeholders afeta profundamente a organização.

    ResponderExcluir
  4. Considerando que a CVM tem poderes para disciplinar, normatizar e fiscalizar a atuação dos diversos integrantes do mercado, é compreensível essa preocupação da CVM com o Conselho de Administração, que estabelecendo melhor as responsabilidades do Conselho, é possível um maior controle do mercado por parte da CVM.
    Hugo de Lima -governança corporativa

    ResponderExcluir
  5. Considerando que a CVM tem poderes para disciplinar, normatizar e fiscalizar a atuação dos diversos integrantes do mercado, é compreensível essa preocupação da CVM em relação a questão do Conselho de Administração, onde definindo melhor as responsabilidades deste Conselho, será possivel por parte da CVM ter um maior controle sobre o mercado.

    ResponderExcluir
  6. Considerando que a CVM tem poderes para disciplinar, normatizar e fiscalizar a atuação dos diversos integrantes do mercado,é compreensível essa preocupação da CVM com o Cosnselho de Administração, onde definindo melhor as responsabilidades deste Conselho, será possível um maior controle da CVM sobre o mercado.
    HUGO DE LIMA TORRES- GOVERNANÇA CORPORATIVA

    ResponderExcluir