Translate

29 outubro 2012

Valor de Mercado

Eis texto do Estado de S Paulo:

Para especialistas, Petrobrás e Vale estão sendo mais castigadas pelo mercado que as concorrentes globais como reflexo de fatores domésticos resumidos como "intervencionismo estatal" aos olhos do investidor.
No caso da Petrobrás, a política de reajuste de combustíveis, que impede a equiparação de seus preços ao patamar internacional, é a crítica mais óbvia. Mas a lista engloba também a operação de capitalização da companhia e o marco regulatório que a tornou operadora exclusiva dos campos do pré-sal.
Do lado da Vale, à queda da cotação do minério de ferro pela menor demanda externa e entraves em projetos internacionais como Simandou, na Guiné, se somam dificuldades com licenciamento ambiental no País. E também questões tributárias, como a briga bilionária com o governo pelos royalties da mineração.


Petrobrás e Vale são castigadas pelo mercado - 28 de Outubro de 2012 - Mariana Durão

Observe o gráfico com o valor de mercado da Vale do Rio Doce:


O gráfico com o valor de mercado da Petrobrás encontra-se a seguir:


O texto do jornal comenta a perda de valor das duas empresas. Mas é possível observar que o atual valor das empresas está no mesmo patamar do final de 2007. (É bem verdade que ocorreu uma grande capitalização da Petrobras no período).

Nenhum comentário:

Postar um comentário