Translate

01 outubro 2012

Bug derrotou Kasparov

Em maio de 1997 um computador da IBM, conhecido como Deep Blue, derrotou o então campeão mundial de xadrez Garry Kasparov. Kasparov é considerado um dos maiores - se não for o maior - jogadores de xadrez e nunca tinha perdido para uma máquina. A derrota aconteceu após o programa da IBM fazer um sacríficio. O resultado da partida contribui para que a máquina conseguisse 2 vitórias, 3 empates e 1  vitória no confronto com o então campeão mundial.
Kasparov, e muitas outras pessoas, acham que a jogada era muito sofisticada para uma máquina e acusou existir uma intervenção humana durante o jogo. Talvez por isto, Kasparov nunca aceitou completamente a derrota; a desconfiança de atuação humana durante o jogo foi solidificada pelo fato da IBM não ter aceito uma revanche. O jogador russo pediu os arquivos e a empresa não forneceu. Existem ainda boatos de que a vitória do computador da IBM foi combinada para aumentar o valor das ações da empresa. 

Agora, uma das pessoas responsáveis pelo Deep Blue revela que o movimento inesperado ocorreu em razão de um bug do programa. Outras partidas realizadas entre humanos e computadores após 1997 mostraram que é cada vez mais difícil derrota uma máquina. Nos dias atuais o computador tem sido usado para ajudar os humanos a jogar melhor. 

Ainda sobre xadrez, o torneio de São Paulo (aqui também) apresentou a vitória do jovem italiano Caruana terminou com 11 pontos (3 vitórias e 2 empates), com o armênio Aronian em segundo (7 pontos) e o norueguês Carlsen em terceiro. O torneio terá um returno na cidade de Bilbao, Espanha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário