Translate

16 outubro 2012

Ainda o Nobel

O Prêmio Nobel de Economia foi concedido aos americanos Alvin Roth e Lloyd Shapley por seus trabalhos sobre a melhor maneira de reunir partes diferentes para seu benefício mútuo. Um trabalho que serviu de base teórica para eventos como "speed-dating", que visam facilitar a escolha de um par amoroso, e para a distribuição de vagas em escolas de ensino médio.

O prêmio, dado pelo Riksbank, o BC da Suécia, foi para os acadêmicos por sua obra teórica abstrata e por seu empenho em tornar as descobertas relevantes na prática.

Ao premiar uma área da economia distante da discussão macroeconômica sobre crises, austeridade e política fiscal, a comissão do Nobel se esquivou à possibilidade de tomar partido nesse debate.

Em vez disso, a decisão reflete a tradição de definir uma área importante de estudo e premiar vários de seus expoentes, mesmo que jamais tenham trabalhado juntos.

O professor Shapley, de 89 anos, da Universidade da Califórnia, campus de los Angeles, recebeu sua parte do prêmio por seu trabalho sobre a teoria dos jogos de cooperação, em especial sobre o método de encontrar parcerias estáveis entre pessoas ou grupos, segundo as quais nenhuma das partes preferiria negociar ou lidar com alguém a não ser seu parceiro atual, em área em que as normas simples do mercado não são adotadas.

"Eu me considero um matemático, e o prêmio é de economia", disse à agência de notícias Associated Press. "Nunca, nunca na minha vida fiz um curso de economia."

O professor Roth, de 60 anos, da Universidade Harvard, empregou os resultados de Shapley em experimentos de laboratório e práticos para combinar médicos com hospitais, doadores de órgãos com pacientes e alunos com escolas.

Para a maioria dos mercados, a distribuição de produtos de oferta limitada - aparelhos de TV, feijão cozido ou laranja, por exemplo - a uma demanda quase ilimitada é solucionada pelo mecanismo dos preços. O preço equipara a oferta e a demanda, mas, em várias áreas, não há mercado para distribuir outros produtos escassos.

Encontrar a melhor maneira de distribuir alunos entre as escolas, quando não há cobrança de mensalidade ou ela é limitada, ou órgãos aos que necessitam de transplantes, quando leis baseadas na ética impedem uma transação monetária, é muito mais difícil.

O professor Shapley empreendeu um trabalho teórico sobre resultados estáveis de cooperação nesses mercados, nas décadas de 50 e 60. Um resultado estável, quando há muitas alternativas possíveis, é aquele em que ambas as partes não julgam vantajoso procurar um outro parceiro.

O primeiro e mais conhecido exemplo desse problema, na prática, foi encontrar um parceiro(a) para se casar. Num estudo de 1962, o professor Shapley, junto com David Gale, criou um método teórico entre 10 homens e 10 mulheres de encontrar um companheiro estável, pelo qual nenhum homem e nenhuma mulher procurariam se separar de seus parceiros e se associar a uma outra pessoa.

O processo consistia em fazer com que homens ou mulheres escolhessem a pessoa de que mais gostassem, de forma semelhante à atualmente usada no "speed dating" - um método organizado de formação de casais em que, num único evento, a pessoa mantém encontros reservados de aproximadamente 8 minutos com várias pessoas e arrola as que mais despertaram seu interesse. No caso de a seleção caber às mulheres, os homens escolhidos fazem sua primeira opção e as mulheres que ficaram sem parceiro após a primeira rodada têm uma segunda rodada para escolher entre os homens inicialmente rejeitados. Gale e Shapley provaram matematicamente que esse processo levava a uma parceria estável.

Eles também demonstraram, nesse exemplo, que faz diferença qual das partes recebe o direito de fazer a escolha. O sexo que escolhe é mais feliz e obtém um resultado melhor do que o que é escolhido.

Outras aplicações da teoria das associações criada pelo professor Roth foi encontrar a melhor combinação de médicos-residentes para hospitais, alunos para escolas e rins para pacientes.

Qualquer pessoa que tenha procurado uma vaga numa escola de ensino médio de Londres ou em vários distritos metropolitanos americanos se beneficiou da aplicação do algoritmo de Gale-Shapley pelo professor Roth.

Os pais, em Londres, mencionam seis opções em ordem de preferência. As escolas não são informadas dessas opções e aplicam critérios de admissão a todos os candidatos às vagas. Em seguida, por um processo de iteração, os lugares de última opção dos que foram admitidos em mais de uma escola são descartados. Iteração é o processo de resolução (de uma equação ou um problema) mediante uma sequência finita de operações em que o objeto de cada uma é o resultado da que a precede.

Esse método permitiu aos pais manifestar sua preferência sem se preocupar com a possibilidade de que escolas com baixo grau de preferência em suas classificações se aborrecessem por não terem sido a primeira opção.


Estudo sobre parcerias leva o Nobel de Economia - Valor Econômico - 16/10/2012

Um comentário:

  1. O que achei mais interessante foi um matemático fazer essa afirmação ao receber o Nobel de economia. Isso reflete a atitude de vários professores na contabilidade que acreditam novas áreas não serem realmente contabilidade. Os tempos estão mudando. Há mais integração entre as áreas e isso não caracteriza perda de personalidade.

    ResponderExcluir