Translate

27 setembro 2012

Xadrez

Esta ocorrendo em São Paulo um grande torneio de xadrez, com a presença  dos maiores jogadores da atualidade: Carlsen, norueguês e maior  rating atual, Anad (campeão atual), Aronian (segundo do rating, armênio), Karjakin e Caruana, duas jovens promessas.

Caso o leitor queira acompanhar os jogos, basta usar o Chessbomb. Depois de entrar no site, clique  no torneio para assistir. Os jogos estão ocorrendo a partir das 15 horas e você poderá acompanhar na  tela do computador os movimentos dos jogadores.

Do lado esquerdo, a análise do computador, indicando quais os melhores lances que deveriam ser escolhidos. (Se o número estiver negativo isto indica que as pretas estão em vantagem; número positivo são as  brancas. Uma vantagem de "1" corresponde a uma diferença de um peão; "2" seria equivalente a dois peões  e assim por diante.) No centro, a posição atual do jogo, com o tempo que falta para cada jogador (são duas horas para 40 lances iniciais e um tempo adicional para os lances seguintes). No lado esquerdo os lances que já foram jogados: o computador destaca de "vermelho" as jogados "ruins". Como o jogo desenvolve lentamente - é um jogo onde as pessoas "pensam" ! - você pode entrar, por exemplo, as 17 horas e verificar como está cada um dos três jogos. E depois voltar meia hora depois para verificar o andamento.

Até o momento já se passaram três rodadas e o italiano Caruana está liderando, com duas vitórias  e um empate (2,5 pontos, já que vitória  vale um e empate meio).

Nenhum comentário:

Postar um comentário