Translate

18 setembro 2012

Raking

O gráfico mostra a evolução do ranking dos cem melhores jogadores de xadrez do mundo, de 2000 até os dias de hoje. Está muito claro que a pontuação dos maiores jogadores está crescendo no tempo. Hoje para estar entre os melhores é necessário ter um jogo muito melhor que no passado.

É possível usar os dados (obtidos aqui) para calcular a relação entre o tempo e o ranking: é de 0,992, muito alta. Uma regressão entre ranking e o tempo mostra a seguinte equação: Ranking = 2637,83 + 1,22 Tempo. Ou seja, para cada período de tempo o ranking dos melhores jogadores está aumentando 1,22. O problema desta minha regressão é que o período de tempo é variável. Usei, numa segunda regressão, somente os dados de janeiro de cada ano. A equação continuou boa (correlação 0,993) com a seguinte equação: Ranking = 2636,8 + 5,7 x Ano. A cada ano o ranking médio dos cem maiores jogadores aumenta 5,7 pontos.

Existem algumas possíveis explicações para isto. Primeiro, o sistema de raking, denominado de Elo, pode estar conduzindo a este problema. Este é um tema que demanda mais pesquisa. Segundo, a participação de mais jogadores no sistema de rating permite que o número de enxadristas com boa pontuação também cresça. Terceiro, a qualidade dos jogadores têm melhorado no tempo em razão da melhoria do treinamento e do acesso à internet (e aos jogos on-line). Um comentário  referente a um trabalho acadêmico mostra que o rating ficou constante no tempo e que os efeitos podem ser explicados pelo controle de tempo e redução de interrupções nos jogos.

Um comentário:

  1. "Em geral vence a partida quem comete o penúltimo erro. Já que o último causa a derrota." - Anatoly Karpov

    ResponderExcluir