Translate

18 setembro 2012

Pesquisa de pesquisa

Recebi a seguinte dúvida de um leitor:

(...) sou acadêmico da terceira série do curso de Ciências Contábeis da UNIOESTE campus de Marechal Cândido Rondon - Paraná.

Acompanho o seu blog, Contabilidade Financeira, quase diariamente. Confesso que é viciante!

Dentre as postagens feitas, gosto em especial daquelas que fazem referências a pesquisas estrangeiras.

Bom, como tenho interesse em seguir na carreira acadêmica, gostaria de expandir meus conhecimentos sobre pesquisas na área contábil. Assim, venho lhe pedir um favor: o senhor pode me indicar alguns sites americanos, ingleses etc. onde posso baixar artigos acadêmicos sobre pesquisas na área contábil, em especial, no idioma inglês?

Desde já agradeço.

Respeitosamente


Minha resposta:

Na sua universidade tem o Proquest? Trata de uma base de artigos de diversos periódicos estrangeiros. Lá realmente existem bons artigos de periódicos internacionais. Uma alternativa disponível é usar o Proquest associado a um leitor de RSS, como o Reader do Google. Uso sempre o Reader, que é o instrumento básico para construção dos textos do blog. Com isto, toda vez que sair um artigo com o termo que você cadastrou, o Reader será avisado e você terá informação sobre o texto. Você pode cadastrar os endereços dos periódicos estrangeiros no Reader também.

Um endereço interessante é o SSRN, sigla de Social Science Research Network. Aqui geralmente estão as pesquisas que ainda não foram publicadas. A qualidade do SSRN é bastante variável: você pode achar excelentes pesquisas ao lado de pesquisas regulares. A vantagem é que muitas pesquisas ainda em fase de "acabamento" estão disponibilizadas aqui e você antecipa o tema que está sendo discutido. Você também pode cadastrar o SSRN para receber os avisos através do Reader.

Sempre dou uma olhada no NBER. Apesar de ser um endereço mais para pesquisas de economia, vez por outra encontra algo que interessa a contabilidade. Geralmente atualizam as pesquisas a cada quinze dias. Também são pesquisas em fase de acabamento, mas geralmente são publicadas nos principais periódicos da área de estudos sociais aplicados.

Leia ainda:

Como melhorar o seu referencial teórico

Ferramentas de pesquisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário