Translate

29 setembro 2012

Fato da Semana

Fato da Semana: Capitalização dos bancos públicos

Qual a importância disto? O governo decidiu capitalizar o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal com mais de 20 bilhões. A operação foi montada de tal forma que não irá afetar o resultado do tesouro. Isto ajuda os bancos no seu esforço de manter o índice de Basiléia, mas claramente passa a impressão de ser uma operação para manipular as contas públicas.

No passado existia a "conta única", que impedia o controle dos gastos públicos. A operação lembra a balburdia financeira do Brasil na década de oitenta. Existe outro efeito perverso: dá aos bancos públicos uma vantagem competitiva na captação de recursos baratos, que por sua vez encobre as suas ineficiências.

Positivo ou negativo – Negativo. O fato pode colocar em risco grandes conquistas da contabilidade pública das últimas décadas: a extinção da conta única e a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Desdobramentos – O governo pode se “acostumar” com este tipo de operação. Na realidade a história mostra que não é a primeira vez que isto ocorre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário