Translate

22 setembro 2012

Fato da Semana

Fato da Semana: Café Pilão

Qual a importância disto? A multinacional dona das marcas Pilão, Palheta e Café do Ponto descobriu que ocorreu manipulação de resultado nas operações brasileiras. Em julho a matriz Master Blenders enviou para o país administradores para verificar o que estava ocorrendo. Em agosto, a empresa informou ao mercado que a contabilidade no Brasil estava com problemas, tendo gerado perdas acima de 200 milhões de reais. E que os balanços do último triênio seriam revisados. As ações da empresa sofreram uma queda de 7% e a empresa demitiu o presidente brasileiro, além de outros executivos.

A fraude no Pilão junta questão de remuneração dos executivos com contabilidade de vendas antecipadas. No caso do Pilão, as empresas de auditorias foram ágeis e ajudaram a matriz a descobrir o problema.

O assunto interessa de perto ao profissional contábil já que envolve uma discussão sobre incentivos e fraude.

Positivo ou negativo – Negativo, pois revela uma falha nos controles internos de uma empresa multinacional. Mas, por outro lado, revela que a auditoria pode ser útil para evitar este tipo de problema.

Desdobramentos – a investigação interna da empresa ainda não terminou. Como se trata de uma empresa multinacional é provável que a matriz seja bastante discreta na condução do assunto, evitando respingar nos mecanismos de controle interno existente na Europa. Para o mercado, o problema do Pilão passou razoavelmente despercebido. Uma excelente reportagem da revista Exame chamou atenção para o fato, que foi publicado neste blog. (Talvez a imprensa econômica tenha deixado de enfatizar o assunto, pois o “furo” de reportagem foi de um concorrente).

Nenhum comentário:

Postar um comentário