Translate

28 julho 2012

Mestrado: tentar ou não tentar?

Geralmente quando eu escrevo uma postagem para vocês estou animada e inspirada. Hoje estou com dor de cabeça. E chata. Os últimos anos foram um tanto difíceis para a minha família e é complicado saber o que fazer quando é hora de um novo ciclo se iniciar.

Então... estado de hoje: dor de cabeça, cansaço e desânimo. Será que vale o desafio? Eu escrever assim, vocês lerem o que o meu alterego está sentindo? Mas como muitos estão me perguntando como é o processo seletivo do mestrado, talvez um pouco do meu lado azedo ajude a deixar a resposta mais real. Ou não.... sinceramente não sei. Mas vamos ver no que dá.

Eu nunca fui membro de banca para avaliar alunos candidatos ao mestrado, então segue a minha experiência como participante examinada e como boa ouvinte.

Para decidir por cursar o mestrado ou o doutorado é necessário que você pese, previamente, os mais diversos aspectos. Qual o nível do seu comprometimento? Tenha garra, força, determinação. Acredito que isso é o que mais pesa.

Quanto as suas motivações: o curso é algo que você quer para inflar o seu ego, ou é um anseio verdadeiro e realista? Esse é o curso e a faculdade adequados para você? Pense antes se você prefere um mestrado profissionalizante ou não, por exemplo. A sua vida pessoal irá te permitir dedicação? Quando for requerido que você escreva um artigo em um fim de semana, a sua família e os seus amigos irão te entender? E se não apoiarem, se te cobrarem, você saberá lidar com isso? Ou cederá? É relativamente fácil encontrar justificativas para curtir outras atividades que não as do mestrado. Mas as consequências são doloridas. E te desviam (ou te tiram) do seu foco.

Você aguenta competição sem se sentir humilhado ou sentir vontade de puxar o tapete dos outros? Ou sem vontade de plagiar, agir de formas desleais? Você sabe trabalhar em equipe? E sozinho? Você sabe o momento de pedir ajuda ou até de ajudar os seus pares? Você vai ser responsável a ponto de cuidar da saúde, se alimentar bem, se exercitar, para evitar adoecer?

Matar aulas afetam a sua nota. Não participar das atividades afeta a sua nota. Trabalhos mal feitos afetam a sua nota. Não ler sobre o assunto que outros grupos irão apresentar, falhando em debater e desenvolver os temas, afeta a sua nota. Espera-se, afinal, que você saia do curso um MESTRE em contabilidade. Ou um DOUTOR. Você será um exemplo. Espera-se que você busque, com garra, a excelência.

Não, não é sempre assim. Sim, às vezes é pior.

Quanto a termos práticos, o primeiro passo é o seu currículo. Se você ainda não cadastrou um na plataforma lattes do CNPQ, este é o momento. Lá você irá preencher informações de um currículo trivial, mais algum feito acadêmico. Não se preocupe tanto (mas sim um pouco) se você não possuir publicações, isso não é um requisito obrigatório - para o mestrado. O que vale é o conjunto. Você fala inglês? Já deu aula? Foi monitor? Já organizou algum evento acadêmico? Etc. Mas preencha com calma e reze um pouquinho para que aquilo seja o suficiente. Não minta! Você vai anexar todos os comprovantes ao se matricular.

Uma fase importante é o teste ANPAD (verifique no site as edições - acredito que são trimestrais). Eu os aconselho a pegar emprestado com alguém ou adquirir a apostila (cara) com as provas anteriores. Assim você saberá o estilo da prova, quais os assuntos, como administrar seu tempo, quaisseus pontos fracos. Não vá para a prova tendo respondido um ou dois exemplares que você conseguiu por aí. Estude!

Seu projeto de pesquisa será muito importante para esclarecer a sua área de interesse, demonstrar a sua capacidade de comunicação escrita e adequação acadêmica. O blog tem várias postagens que ajudam a citar corretamente, escrever de acordo com as normas ABNT, encontrar um tema pertinente.

A entrevista é mais rápida do que você imagina, mesmo porque a banca já destrinchou o seu projeto, seu histórico, seu currículo. Portanto os avaliadores sabem um pouco do seu perfil e querem apenas confirmar algo, esclarecer um pouco ou conhecer um nível diferente, como, por exemplo, sua rotina antes do mestrado, sua programação em fins de semana, como você conciliará estudo e trabalho (se o seu chefe ficar te apurrinhando, isso vai te fazer faltar aulas?). Tenha certeza de tudo o que responder. Aquela não é uma entrevista para passar com as respostas certas, mesmo porque os examinadores pensam de maneiras distintas, desconfiam da verdade mais verdadeira, levam em consideração algo trivial, não se podem controlar as reações que acontecem ali. Portanto seja sempre natural e franco. Seja transparente. Demonstre a sua motivação, seu propósito, seu diferencial.

A prova de contabilidade... é como uma prova qualquer de contabilidade. Estamos em um momento interessante, claro que serão cobradas mudanças na lei, CPCs específicos como, por exemplo, impairment e instrumentos financeiros. Procure no site da instituição se há disponível a prova aplicada à turma anterior.

Eu amei o meu mestrado, mas em alguns momentos era sim um sacrifício. Tinha matéria que iniciava 7h da manhã, outras que às 18h estavam longe de terminar, enquanto algumas ainda desconsideravam a existência do almoço. É isso mesmo que você quer fazer? Você está preparado para lidar com alterações bruscas de horário e de rotina?

Se o que eu falei te assustou apenas de uma forma natural, mesmo que pareça difícil, vá em frente. Pergunte a quem estudo comigo na graduação: nunca achei que entraria num mestrado. Achei menos ainda que seria tão apaixonada pela academia. Fui pega desprevenida. Fui representante de turma, cresci imensamente, encontrei amizades imensuráveis e professores que admirarei eternamente.

Acho essencial admirar o professor. Mais essencial ainda se lembrar que você está nessa caminhada por paixão. Se for um martírio, algo está errado. Quero muito fazer doutorado, não há um momento exatamente perfeito, mas quero que a minha escolha ocorra em uma estação em que eu consiga usufruir a riqueza que é ofertada assim como ocorreu no mestrado.

Vi várias pessoas sucumbirem por aquilo não ser o que queriam, por forçarem a barra e isso mexer muito com o clima familiar e emocional. Alunos que terminaram a dissertação, mas foram reprovados. Outros que, para terminar, fizeram tratamento terapeutico pesado. Alguns reprovaram duas matérias e, assim, há desqualificação automática.

Há de se considerar todos os aspectos, inclusive o tempo investido e o valor que ele terá para você. O mestrado é muito legal. Mas assim como várias outras atividades, não é para qualquer um. O seu perfil tem que se encaixar ao menos um mínimo na parte ultra exigente. Aí a parte tranquila vai sairserenamente, de forma deliciosa, e te marcar e conquistar como ocorreu com tantos por aqui.

Compartilhe com a gente a sua experiência nos comentários. Certamente ajudará a guiar os candidatos indecisos.

9 comentários:

  1. Melhor preparar o pessoal pro "pior". Se mestrado fosse fácil, teríamos muito mais mestres em contabilidade, uma área ainda muito carente. Que tenhamos guerreiros e idealistas o suficiente para continuar aumentando o número de titulados e vencendo a má educaçao nacional.

    ResponderExcluir
  2. E puxa Isabel, mesmo em um dia ruim e tentando utilizar árduas palavras, você transpira respeito e amor. Você deve ser uma ótima professora e colega. O doutorado é apenas mais um degrau que você subirá no momento oportuno. Você não é "apenas uma mestre", é vencedora! e inspita! milhares de pessoas a gostarem mais da contabilidade, a se atualizarem, a verem o lado divertido do que alguns passam de forma tão tediosa. Você e o pessoal do blog estão de parabéns. Feliz o dia em que o César criou o blog, feliz o dia em que a convidou para se expressar e entrar em contato com tanta gente compartilhando seu brilho. Não desanime. Tem uma torcida anônima sim, mas enorme, gritando homenagens a vocês.

    ResponderExcluir
  3. Isabel, eu aqui do RJ te parabenizo pela sua dedicação, pela sua luta e pela sua paixão!! Realmente, como disse o colega Jorge, "você não é apenas uma mestre", é sim uma vitoriosa! Todos que passaram pelos bancos de um mestrado acadêmico enfrentaram agruras e percalços típicos do curso que escolheram, mas nem todos encaram o curso com esse amor que vc demonstra. Seja feliz e tenha sucesso nos seus objetivos!!

    ResponderExcluir
  4. Isabel, faltou um tópico específico sobre Teoria da Contabilidade.

    Em Teoria da Contabilidade você sente vontade de morrer, de desistir, de nunca ter nascido, de nunca ter feito contabilidade. Mas no final percebe que foi bom e você estará preparado para tudo o que vier no mestrado.

    Então, futuros mestrandos, em Teoria da Contabilidade não desistam! kkk

    ResponderExcluir
  5. Parabéns minha filha. Que Deus te abençoe e, à todos seus professores e orientadores em sua jornada como discente, mestranda e, agora mestre. Nos orgulhamos muito de você. Sabemos o quanto foi árdua a sua jornada e, espero que outros estudantes de contabilidade e, de outras áreas também, se inspirem em seu exemplo e, sigam o mesmo caminho rumo ao mestrado e, depois futuramente, o doutorado , dignificando não só a profissão mas, também a nossa amada UNB. Laurentina de Fátima D.H.Sales

    ResponderExcluir
  6. Bebel, você realmente impressiona. Sem contar o apoio que você prestou para sua turma e continuou fazendo para outras turmas como a minha. Você descreveu muito bem o que é o mestrado e a vida acadêmica. Em especial, para aqueles que são casados e que trabalham, devem estar realmente dispostos a abrir mão de muitas coisas. Assim como você eu, que também me apaixonei pela academia, desde do primeiro dia que pisei em uma sala de aulas, como professor substituto na UnB. A partir daí eu descobri que precisaria me aperfeiçoar, foi quando optei pelo mestrado, ainda não terminei, estou elaborando minha dissertação, mas lembro-me dos bons e maus momentos. Os bons quando fui selecionado e comemorei como nunca com minha família e com os amigos. Depois vieram as cobranças, falta de tempo para passear com a família para me encontrar com os amigos de balada e o que para mim foi mais chocante, do ponto de vista profissional e aí vai meu depoimento: até as duas disciplinas inciais eu era chefe de uma Divisão no Ministério Público Militar, Divisão que eu ajudei a criar e durante 4 anos da minha vida dediquei-me quase que exclusivamente. Como às segundas e terças eu precisava fazer horários diferenciados, perceba, horários diferenciados nem mais nem menos, minha chefe simplesmente me chamou em seu gabinete e disse: "você vai ter de escolher entre continuar o mestrado ou continuar chefe da divisão, tem uma semana para responder." Em não pensei três segundos e disse a ela que ficaria com o mestrado,não porque eu não gostava do que fazia, pelo contrário, mas foi como se ela não se lembrasse de nada do que fiz e pior, do que eu poderia fazer depois de agregar conhecimeno e aplicar no próprio órgão. Naquele momento eu estava deixando de receber R$ 2.800,00 no meu contracheque. Depois disso pedi remoção para o Ministério Público Federal, recebi total apoio da minha chefia, a quem eu agradeço muito por está na fase final do mestrado, continuo sem os R$ 2.8000, mas feliz, pois estou prestes a realizar um sonho,concluir meu mestrado, ser feliz com minha família e continuar ensinando o que eu sei: contabilidade. Dinheiro? ajuda muito, mas acreditem ou não, existem coisas muito mais importantes, respeito, admiração e reconhecimento pelo seu esforço.
    Peço desculpas se me alonguei demais, mas era apenas para ajudar àqueles que tem interesse em entrar ou se aprofundar nesse mundo que é intrigante, emocionante e sobretudo desafiador que é a pesquisa a academia, você poder ter aulas com doutores, autores de livros reconhecidos nacionalmente, isso não tem preço e não tem dinheiro que pague.

    ResponderExcluir
  7. Luiz, acho que o seu comentário foi perfeito e muito pertinente. Eu também me senti prejudicada no trabalho, igualmente esqueceram muito do que eu fiz, a inveja é um monstro muito presente também. Sofri em outras áreas, deixei de conviver com pessoas que no período do mestrado se foram. Acho que até amigos perdi... ou se afastaram muito. Mas dizem que às vezes aparecem pedras em nosso caminho para termos certeza se é aquilo que queremos... pq quando nos dedicamos, as pedras são retiradas (com muito esforço, perdas, dúvidas inclusive) mas no final de tudo, não há nada melhor que realizar um sonho. Ganhei outros amigos, me senti bem ao ver que mudei a vida de um aluno ou que o que eu ensinei fez diferença para um outro, senti saudades, orgulho, alegria sincera. A sensação é viciante. Concordo plenamente com você. Dinheiro é MUITO, MUITO bom sim. Mas ABSURDAMENTE melhor é amar o que fazemos. Conte sempre comigo. Que o seu ano II seja produtivo, iluminado e cheio de perseverança! Beijos, Bebel

    ResponderExcluir
  8. Isabel, parabéns pelo texto e pelo doutorado. Escreva mais textos assim pois ajuda quem está se preparando para a vida acadêmica. Parabens.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite.

    Estou na metade de meu curso de Contábeis, gosto de paixão e me destaco bastante. Mas já venho pensando a respeito de educação continuada e etc. Mas me vem à mente, o seguinte questionamento: Pós-Graduação, Mestrado, ou MBA? Não sei bem a real e essencial diferença entre estes ainda. Alguém pode me esclarecer?

    O que subentendidamente e superficalmente falando, visto que não tenho mais detalhes, se almeja ao se fazer cada uma destas especializações?

    Muito obrigado. Boa semana a todos. Parabéns pelo site, e muito boa sorte!


    Jonatan.

    ResponderExcluir