Translate

21 julho 2012

Fato da Semana


Fato da Semana – Posição da SEC sobre a convergência das normas internacionais do IASB.

Qual a importância disto? – Existia uma expectativa em que a SEC iria determinar quando os Estados Unidos fariam a convergência. O relatório divulgado na sexta-feira, dia 13, não afirmava nada sobre prazos para convergência. Além disto, o relatório criticava pesadamente as normas internacionais, o processo de governança do Iasb, a forma de financiamento da entidade, a falta de contribuição de outros países, a adoção parcial das normas pelos membros, os problemas da comparabilidade etc. Mas o relatório não foi o único aspecto. Na quarta-feira, dia 18, o FASB recua na discussão sobre baixa contábil em instituições financeiras. O projeto tinha sido longamente discutido entre Fasb e Iasb durante meses e havia um acordo com respeito a uma alternativa. O recuo do Fasb irritou o presidente do Iasb.

Positivo ou negativo? – Para aqueles que defendem uma norma internacional única é negativo. Já aqueles que acham que é necessário existir concorrência nas normas, pois isto induz a melhoria nos padrões contábeis, é positivo. Acredito os que gostam de uma polêmica é bastante salutar o que ocorreu esta semana. As empresas de auditoria perderam; as empresas locais ganharam.

Desdobramentos – O recuo dos Estados Unidos poderá abrir uma discussão sobre a quantidade de membros que este país possui no Iasb. Entretanto, os Estados Unidos são os principais doadores do Iasb. Isto talvez evite um confronto entre a direção do Iasb e este país. O recuo dos EUA pode tornar mais difícil a convergência de países como Índia, Japão e China. Além disto enfraquece o atual presidente do Iasb. Alguns analistas consideram que a decisão dependerá das eleições de novembro (Obama x Rommey) e que a decisão da convergência é política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário