Translate

13 julho 2012

Clicker no ensino da Contabilidade




Talvez o leitor já tenha visto nos programas dominicais o uso de clickers. São pequenos aparelhos que acionados como se fossem um controle remoto permite que a plateia dê sua nota para uma atração do programa. A nota é depois processada e o candidato com maior nota é declarado, pelo apresentador, o vencedor. A fotografia mostra o uso de clickers.

Estes aparelhos também possuem uma função mais nobre: podem ser usados em sala de aula. Neste caso o professor pode passar uma transparência e os alunos, com seus clickers, dão sua opinião sobre o assunto. A tecnologia dos aparelhos permite individualizar as escolhas de cada aluno.

Um uso interessante dos aparelhos é nos testes de verificação de aprendizagem. Neste caso, o professor passa uma questão num retroprojetor e cada aluno deve marcar a resposta que considera correta. Ao final da maratona de perguntas, é possível saber a nota de cada um dos estudantes.

Mais do que um modismo na área de educação, o uso de clickers parece que melhora o desempenho dos alunos. Pelo menos é a conclusão obtida por três docentes da Universidade de Montana. Usando os aparelhos, os alunos tiveram uma nota média de 458,93 num curso de contabilidade introdutória; sem os aparelhos, a nota média foi de 440,6, para um máximo de 600. A diferença parece pequena, mas pode ser considerada significativa em termos estatísticos. Em termos de notas, de 94 alunos que usaram clickers, 24 foram reprovados, com notas D e E. Já numa outra turma, também com 94 alunos, o número de reprovação foi maior: 29.

Além do desempenho, parece que os alunos gostaram da experiência. É o que foi dito numa pesquisa de opinião realizada após o curso. É natural que devemos considerar este resultado com cautela, já que se trata de um experimento limitado a uma disciplina numa universidade específica. Mas é sempre interessante saber que a tecnologia que permite que um auditório escolha uma atração no domingo também pode ser usado para algo mais útil.

Para ler Mais;
PREMUROSO, R; TONG, L; BEED, T.  Does using clickers in the classroom matter to student performance and satisfaction when taking the Introductory Financial Accounting course? Issues in Accounting Education. Vol 26, n. 4, 2011.

Um comentário: