Translate

16 junho 2012

Quer se sentir mais inteligente?

Se você se sente mais poderoso dirigindo um carrão ou usando aqueles sapatos caros, não se preocupe –você não está sozinho. E isso vai além da discussão sobre o consumismo. Cientistas descobriram que, quando compramos um produto, não mudamos apenas a nossa atitude, mas muita vezes nossa personalidade muda para combinar com o novo “investimento”.

Se você quer se sentir mais aventureiro pode comprar uma moto Harley Davidson. Se quer se sentir mais descolado, o novo modelo do All Star. Isso todos sabem. Mas a pesquisa feita na Universidade de Minnesota não analisou apenas o comportamento que temos, mas sim nossa auto-imagem. Se você comprar uma Harley vai realmente acreditar que é mais aventureiro?

Para isso, os pesquisadores recrutaram 100 voluntárias – todas mulheres, com idades entre 18 e 34 anos. Elas deveriam escolher uma sacola de uma loja para carregar por um shopping: ou uma sacola da famosa loja de lingerie Victoria’s Secret ou uma sacola de uma loja de departamentos comum. Todas as participantes, sem exceção, escolheram a sacola da loja de lingerie.

Depois de passarem uma hora passeando pelo shopping com a sacola da Victoria’s Secret, as participantes fizeram um teste de personalidade e o resultado mostrou que elas se sentiam mais confiantes, mais femininas e mais sexy.

Outro experimento fez com que voluntários escrevessem ou com uma caneta normal ou com uma caneta com a logomarca do MIT (famosa Universidade de tecnologia dos EUA). A caneta do MIT fez com que alguns se sentissem mais inteligentes.

Segundo os cientistas não é apenas o consumo que importa, mas o que a marca significa para você. Se você pensa que uma lingerie da Victoria’s Secret irá te deixar mais feminina e sexy, então ela realmente irá fazer isso. Mas se você é uma pessoa que não liga para marcas, o mesmo efeito não será observado – pelo menos não nesse tipo de relação causa-efeito.

De acordo com os pesquisadores, essa descoberta pode fazer com que os consumidores percebam como as marcas realmente os afetam. “Emprestar” uma sacola de uma loja chique é a dica que eles dão para quem quer se sentir bem e está com o dinheiro mais curto. Só cuidado para ninguém olhar dentro da sua sacola!
o.O

Fontes: The Body Odd, HyperScience

3 comentários:

  1. Isabel, vc tem a referencia para esse estudo?

    bem interessante!

    Entao se eu ler bastante Carta Capital isso vai fazer com que eu me sinta "revolucionário"?

    Teria o mesmo efeito vestindo uma camiseta do Chê? rsrs

    ResponderExcluir
  2. Marcelo, no seu caso, nem se você dormir escutando gravações da carta capital ou se fantasiar de CHe, fizer o caminho que ele fez no Diário da Motocicleta e ainda ficar chegado da família dele, vai ajudar. Não tem jeito. Você é no mínimo um outlier.

    O estudo está nesse link:
    http://www.jstor.org/discover/10.1086/655807?uid=3737664&uid=2&uid=4&sid=21100857353411

    ResponderExcluir
  3. Ji Kyung Park
    Deborah Roedder John
    Journal of Consumer Research
    Vol. 37, No. 4 (December 2010), pp. 655-669
    Published by: The University of Chicago Press

    ResponderExcluir