Translate

23 maio 2012

Balanços Públicos – Indicadores de Desempenho

Convidamos o professor mestre Maurício Corrêa da Silva para uma postagem sobre contabilidade governamental. Recebemos e-mails perguntando sobre o assunto então decidimos chamar alguém diferente, com bom conhecimento, para apresentá-lo a quem ainda não o conhece no ambiente da contabilidade nacional. O professor acabou de lançar um livro, comentado anteriormente aqui. Mas deixemos o mestre falar!

Balanços Públicos – Indicadores de Desempenho - Parte 1 - Apresentação

Ao analisar os recursos públicos de um país, de um estado e/ou de um município para comparar e identificar qual governo apresentou melhor desempenho em determinado período, devem ser observados vários fatores, tais como: extensão territorial, localização geográfica, indústria, Produto Interno Bruto, economia, quantidade de contribuintes, etc. Com tantas variáveis, as comparações de desempenho acabam perdendo o seu significado, mas com a utilização dos Métodos Quantitativos as mesmas podem ser substituídas por coeficientes que permitirão inferir as análises pretendidas.

Neste sentido o Livro DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS PÚBLICAS: Indicadores de Desempenho e Análise apresenta exemplos da aplicação de alguns Métodos Quantitativos nas análises de resultados das entidades públicas, bem como elenca vários indicadores de desempenho (indicadores de execução orçamentária e financeira; execução patrimonial e indicadores gerais) para analisar as demonstrações contábeis públicas e comparar resultados.

Os quadros dos indicadores de execução orçamentária e financeira; patrimonial e gerais foram elaborados de forma a facilitar a compreensão pelos contribuintes. Os indicadores positivos têm o propósito de evidenciar resultados contábeis da gestão em que os resultados da razão dos itens de análises representam situações em que o resultado deverá ser o quanto maior, melhor, ou seja, o Governo utilizou adequadamente os recursos públicos.

Os indicadores negativos têm o propósito de evidenciar resultados contábeis de gestão em que os resultados da razão dos itens de análises representam situações em que o resultado deverá ser o quanto maior, pior, ou seja, o contribuinte espera que o Governo diminua tais indicadores.

Balanços Públicos – Indicadores de Desempenho - Parte 2 - Indicadores de execução orçamentária e financeira utilizados para analisar os dados do Balanço Orçamentário.

- Indicadores positivos:
Comprometimento da receita corrente: Receitas correntes / Despesas correntes (Análise de resultado: quanto maior – melhor - recursos para capitalização).

Investimento real: Investimentos / Despesas de capital (Análise de resultado: quanto maior – melhor - realização de obras).

- Indicadores negativos:
Amortização e Refinanciamento de dívida real: Amortização e Refinanciamento de Dívida / Despesa de Capital (Análise de resultado: quanto maior - pior - utilização excessiva de recursos de terceiros).

Operações de crédito e refinanciamento real: Operações de crédito e refinanciamento / Receita de capital (Análise de resultado: quanto maior - pior (aumento de endividamento)

Balanços Públicos – Indicadores de Desempenho - Parte 3 - Indicadores de execução patrimonial utilizados para analisar dados do Balanço Patrimonial.

Balanços Públicos – Indicadores de Desempenho - Parte 4 - indicadores gerais utilizados para analisar os dados de quaisquer demonstrativos contábeis públicos.

Balanços Públicos – Indicadores de Desempenho - Parte 5 – Exemplos de análises.

10 comentários:

  1. Adorei a dica! Estou tentando melhorar meu projeto, e caiu como uma luva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei demais! Detalha muito bem o uso da estatística descritiva em demonstrações contábeis públicas! Pretendo usar na elaboração de Artigos!

      Ilane Kamylle

      Excluir
  2. Gostei da dica sobre indicadores para analisar as demonstrações contábeis públicas! O livro ajudará bastante no desenvolvimento da minha pesquisa.

    ResponderExcluir
  3. Interessante, estou escrevendo sobre um assunto similar, vou dar uma olhada no livro.

    ResponderExcluir
  4. Livro DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS PÚBLICAS! Pelo relatado acima, parece ser muito bom! Vou comprar!

    ResponderExcluir
  5. Pretendo usar os indicadores para elaborar meu TCC.

    ResponderExcluir
  6. Muito bem abordada a utilização de indicadores para analisar as demonstrações contábeis públicas, ótima idéia!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom por apresentar uma proposta de indicadores para análises de demonstrações contábeis públicas. Sua aquisição é um ótima idéia!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom! Pretendo usar como base de análise de dados para elaborar artigos!!

    Ilane

    ResponderExcluir