Translate

25 abril 2012

O Lobby das Big Four

Um texto muito importante da Reuters (Insight: Big 4 auditors spend more than ever on U.S. lobbying, David Ingram e Dena Aubin, 13 Mar 2012) mostra a intensa atividade das grandes empresas de auditoria em defender seus interesses.

Segundo a Reuters, as empresas Deloitte, Ernst & Young, KPMG e Price gastaram no último ano 9,4 milhões de dólares em lobby. Este valor é o maior montante desde 2002, quando o setor esteve pressionado pelo problema da Enron.

A evolução dos gastos inclui também o aumento no número de lobistas registrados pelas empresas de auditoria. (Nos Estados Unidos a atividade é regulada)

Qual a finalidade dos gastos? Segundo a Reuters, o alvo é o PCAOB, entidade criada recentemente que pretende implantar o rodízio de auditoria nos Estados Unidos. O gráfico mostra o volume de gastos com atividade de lobby por empresa de auditoria.

Além da atividade de lobby, as empresas também fazem contribuições políticas. O mais beneficiado com as contribuições do setor foi o senador Spencer Bachus, que recebeu 370 mil dólares. O senador Bachus preside um comitê da Câmara legislativa dos EUA que supervisiona o PCAOB. Em retribuição, Bachus tem ameaçado o PCAOB na luta pelo rodízio, ameaçando retirar os poderes do PCAOB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário