Translate

19 abril 2012

FCL sobre VE



Definição
 – corresponde ao fluxo de caixa livre gerado pelo fluxo do empreendimento. O inverso do índice mostra em quanto tempo o fluxo de caixa livre “paga” o investimento na empresa.

Fórmulas – FCL sobre VE = (Fluxo de Caixa Livre / Valor do Empreendimento) x 100

Fluxo de Caixa Livre = Fluxo de Caixa das Atividades Operacionais – Gastos com manutenção de capital
Valor do Empreendimento = Valor de Mercado da Empresa + Dívida – Caixa e Equivalentes

Unidade de Medida – em valor percentual

Intervalo da medida – O índice pode variar entre -100% a infinito. Em geral o Fluxo de Caixa Livre é menor que o Valor do Empreendimento. Assim, o intervalo deve estar entre -100% a 100%. Valores negativos podem ocorrer em razão do fluxo de caixa livre.

Como calcular – O índice necessita do valor de mercado da empresa, do balanço patrimonial e da demonstração dos fluxos de caixa.

Para mostrar este índice iremos usar o exemplo da Petrobras. O valor de mercado da empresa, em 31 de dezembro de 2011, era de 298,2 bilhões de reais, conforme a figura a seguir:

O valor do empreendimento depende do valor da dívida e do valor do caixa. Isto pode ser obtido no Balanço Patrimonial :

Assim, o valor do empreendimento da Petrobrás é dado por:

VE no final de 2011 = 298,2 + 198,7+68,2 – 35,7 = 529,4 bilhões de reais

O fluxo de caixa livre é obtido a partir da DFC, cujo extrato é apresentado a seguir:

Assim, o fluxo de caixa livre para 2011 foi de 56,3 – 31,4 ou 24,9 bilhões.

O índice seria:

FCL sobre VE = 24,9 / 529,4 = 4,7%

Ou seja, o fluxo de caixa, reduzido do investimento, corresponde a 4,7% do valor do empreendimento. Gerando este caixa a empresa levaria 21,26 anos para pagar as compras das ações e as dívidas.

Grau de utilidade – Moderado. É um índice de investimento de longo prazo, que integra o valor de mercado com a geração de caixa da empresa. Existem algumas pesquisas onde este índice aparece como um importante previsor para o mercado de capitais.

Controvérsia de Medida – Alguma. Empresas que pagam dividendos anuais tendem a apresentar um valor de mercado elevado no final do ano, o que reduz o índice. O fluxo de caixa livre pode sofrer intervenção da administração da empresa, através da redução do volume de investimento necessário para que a empresa se mantenha no mercado.
Observações Adicionais
a)     Seria possível calcular este índice levando em consideração os títulos e valores mobiliários. Isto tende a reduzir o VE e, consequentemente, aumentar o índice.
b)     Maiores valores para este índice indicaria, no médio e longo prazo, que a empresa é uma pechincha. Isto seria um sinal de que a empresa consegue gerar bastante caixa nas suas atividades, já retirado os investimentos, em relação ao seu valor.
c)     O efeito do capital de terceiros pode variar conforme o tratamento da despesa financeira na DFC. Para as empresas que consideram a despesa financeira como sendo do fluxo de financiamento, maiores dívida entra no VE, mas não no FCL.

Esta é uma série de textos sobre os principais índices usados na análise das demonstrações contábeis.  Outros textos publicados foram: Distribuição do Valor adicionadoDividendo por lucro, Lucro por açãoPreço sobre vendasDividend yieldCapital Circulante LíquidoCusto da DívidaInvestimento sobre DepreciaçãoComposição do EndividamentoCobertura de dívida,. Cobertura de investimentoPrazo de Pagamento a Fornecedores,  Taxa de QueimaPrazo de EstocagemValor Adicionado sobre ReceitaMargem LíquidaGiro do AtivoP/LRSPLEndividamento OnerosoEndividamentoFluxo de Caixa LivreEbitdaMargem OperacionalNIG sobre VendasValor do EmpreendimentoCapitalizaçãoMargem BrutaROI e Liquidez Corrente

Nenhum comentário:

Postar um comentário