Translate

30 abril 2012

Earnings Management

Uma das áreas de pesquisa na contabilidade é aquela que tenta verificar a alteração nos dados contábeis. Isto pode ser realizado a partir de escolhas contábeis. Por exemplo, as alternativas existentes podem conduzir a resultados do exercício diferentes, aumentando ou diminuindo o lucro da empresa.

O grande problema para este tipo de pesquisa é a dificuldade de associar uma escolha contábil nas empresas a uma política proposital de mudança nos resultados. Assim, uma empresa que escolhe o método PEPS para apurar seus estoques não está necessariamente interessada em ter um resultado maior ou menor (dependendo da variação dos preços).

Em geral as pesquisas sobre gerenciamento de resultados acreditam que podem verificar sua existência através da comparação entre os valores do regime de caixa em relação com o regime de competência. Isto corresponde aos denominados accruals.

Um dos problemas desta abordagem é que certos tipos de empresa possuem características de falso “gerenciamento de resultados”. Como este gerenciamento é medido pela diferença entre a competência e o caixa, estas empresas aparentemente estariam “gerenciando resultados” quando isto na realidade não ocorre. Uma destas situações ocorre numa empresa em crescimento. Neste caso, a empresa geralmente tem crescimento nos estoques e nos valores a receber, que representam alguns dos accruals mais relevantes. Mesmo sem manipular o resultado, estas empresas são “acusadas”, nas pesquisas, de fazê-lo.

Uma das pesquisadoras mais importantes nesta área, Patricia Dechow, publicou um artigo, em parceria com três outros pesquisadores, propondo um novo método para medir o gerenciamento dos resultados.

Aparentemente o método consegue melhorar o poder explicativo obtido nos testes estatísticos.

Leia mais em: Detecting Earnings Management: A New Approach – Patricia Dechow et alii.
Fonte da Imagem: aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário