Translate

17 abril 2012

Distribuição do valor adicionado


Definição – Aqui temos um conjunto de índices. Trata-se da mensuração da distribuição do valor adicionado entre os recursos humanos, o governo, o capital de terceiros e o capital próprio.

Fórmulas

Distribuição aos Recursos Humanos = (Distribuição do Valor Adicionado ao Pessoal / Valor Adicionado Total a Distribuir) x 100
Distribuição ao Governo = (Distribuição do Valor Adicionado ao Governo/Valor Adicional Total a Distribuir) x 100
Remuneração ao Capital de Terceiros = (Remuneração ao Capital de Terceiros/Valor Adicional Total a Distribuir) x 100
Remuneração ao Capital Próprio = (Remuneração ao Capital Próprio/Valor Adicional Total a Distribuir) x 100

Sendo
Valor Adicionado Total a Distribuir = corresponde ao valor adicionado líquido produzido pela empresa somado com receitas financeiras e resultado de equivalência patrimonial. Corresponde ao que foi adicionado pela empresa na economia, retirado a depreciação, amortização e exaustão.
Distribuição do Valor adicionado ao Pessoal = refere-se a remuneração direta, os benefícios, FGTS e outros.
Distribuição do Valor Adicionado ao Governo = corresponde ao que a empresa distribuiu da sua geração de riqueza ao governo, sob a forma de impostos, taxas e contribuições (federais, estaduais e municipais).
Remuneração ao Capital de Terceiros = é a soma dos juros e alugueis que a empresa distribuiu para terceiros.
Remuneração ao Capital Próprio = compreende os dividendos, juros sobre capital próprio e lucros retidos no período.

Unidade de Medida – em percentual.

Intervalo da medida – Espera-se que os valores sejam positivos. Entretanto, podem ocorrer valores negativos em certas situações. A soma dos valores deve ser igual a 100%.

Como calcular – Os valores são apresentado na Demonstração do Valor Adicionado (DVA).
A figura abaixo apresenta um extrato da DVA da Companhia deBebidas das Américas Ambev para 2010 e 2011.

Em 2011 a empresa gerou 27 bilhões de reais em valor adicionado antes da distribuição. Os índices seriam calculados da seguinte forma:

Distribuição aos Recursos Humanos = (2 660 781/27 088 199) x 100 = 9,82%

Distribuição ao Governo = (14 371 578 / 27 088 199) x 100 = 53,05%

Remuneração ao Capital de Terceiros = (1336 076/27 088 199) x 100 = 4,93%

Remuneração ao Capital Próprio = (8719 764 / 27 088 199) x 100 = 32,19%

Isto significa dizer que o governo ficou com 53% do valor adicionado pela empresa, majoritariamente federal e estadual. Cerca de um terço foi para o capital próprio e o restante para os recursos humanos e o capital de terceiros. A participação do governo decorre do setor de atuação da empresa, que é muito tributado.

Grau de utilidade – Moderado. Existem quatro razões para isto. Esta demonstração é obrigatória somente para algumas empresas. Segundo, poucos países adotam, de maneira compulsória, esta informação. Isto limita sua utilidade em termos comparativos. Em terceiro lugar, é uma informação nova, com uma base de dados reduzida. Finalmente, os analistas estão despreparados para usá-la.

Controvérsia de Medida – Alguma. Na economia não se considera que o setor financeiro adicione valor para economia; para este setor, a DVA deve ser usada com ressalvas.

Observações Adicionais
a)     Assim como em outros índices é importante observar os fatores que compõe cada um dos valores. Na remuneração do capital próprio do exemplo apresentado a maior parcela de valor refere-se ao lucro retido na empresa, sendo a distribuição de dividendos correspondente a R$2 bilhões.
b)     Setores com elevadas alíquotas, com é o caso de bebidas e cigarros, deverão ter uma grande distribuição do resultado para governo. A DVA evidencia o esforço de arrecadação deste setor. Entretanto, muitos dos impostos correspondem a valores que são repassados para os clientes, sendo a empresa um “posto fiscal” do governo.
c)     A composição da distribuição do valor agregado pode sofrer influencia do ciclo de vida da empresa. Assim, empresas em fase de implantação, talvez tenham uma distribuição ao governo menor que as empresas já instaladas.
d)     Algumas distribuições de valor adicionado são mais flexíveis, podendo sofrer mais variações ao longo do tempo. O pagamento de impostos, que faz parte da distribuição ao governo, provavelmente deverá ser relativamente constante ao longo do tempo. Já a remuneração do capital próprio, que depende do resultado da empresa, deve sofrer mais variações ao longo do tempo.


Esta é uma série de textos sobre os principais índices usados na análise das demonstrações contábeis.  Outros textos publicados foram: Dividendo por lucro, Lucro por açãoPreço sobre vendasDividend yieldCapital Circulante LíquidoCusto da DívidaInvestimento sobre DepreciaçãoComposição do EndividamentoCobertura de dívida,. Cobertura de investimentoPrazo de Pagamento a Fornecedores,  Taxa de QueimaPrazo de EstocagemValor Adicionado sobre ReceitaMargem LíquidaGiro do AtivoP/LRSPLEndividamento OnerosoEndividamentoFluxo de Caixa LivreEbitdaMargem OperacionalNIG sobre VendasValor do EmpreendimentoCapitalizaçãoMargem BrutaROI e Liquidez Corrente

Nenhum comentário:

Postar um comentário