Translate

24 abril 2012

As vantagens da Virtude

A responsabilidade social das empresas é algo que se tornou popular. Apesar de existir uma corrente que compartilha da célebre opinião de Milton Friedman - "a responsabilidade das empresas é maximizar os lucros" - o número de empresas que querem estar associadas a responsabilidade social parece aumentar a cada dia.

Uma questão importante é saber se empresas socialmente responsáveis possuem maior ou menor rentabilidade que as demais empresas. Existe um ditado popular que afirma não existir almoço grátis. A maior responsabilidade social gera custo, que será repartido com os acionistas. Mas alguns acreditam que ser "correto" pode atrair clientes. Algumas pesquisas parece que não encontraram relação entre responsabilidade social e desempenho financeiro. Isto parece sugerir que a responsabilidade social não aumenta os custos.

Folbre, num artigo para o New York Times, propõe uma hipótese: empresas socialmente responsáveis atraem mais empregados talentosos, com vontade de trabalhar em troca de salários menores. Isto pode afetar inclusive o ambiente de trabalho. Mas isto ainda não foi demonstrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário