Translate

02 março 2012

Cannabis para a crise


Outro destaque interessante do Sílvio Guedes Crespo para o Radar Econômico:


Rasquera, um vilarejo com cerca de 900 habitantes na região da Catalunha, Espanha, incluiu no seu Plano de Ação Municipal Anticrise 2012 a proposta de alugar terrenos públicos para plantação de Cannabis, da qual se produz a maconha.

O plano estava previsto para ser votado nesta quarta-feira. O resultado ainda não foi divulgado oficialmente, mas o jornal “El País” afirmou que tanto o prefeito como a oposição eram favoráveis à medida.

A proposta foi uma iniciativa da Associação Barcelonesa Cannábica de Autoconsumo (ABCAC), uma entidade que reúne “usuários de Cannabis de autocultivo com finalidade lúdica e terapêutica”. O objetivo da instituição é “proteger os consumidores ante o mercado negro, a criminalização e a estigmatização”.

O município tem uma dívida de 1,3 milhão de euros. Com a cessão dos terrenos, receberia 550 mil por ano e mais 36 mil no ato de assinatura do convênio. Em dois anos, portanto, existe a possibilidade de a dívida ser quase totalmente quitada.

Além disso, o projeto deve gerar em torno de 50 empregos diretos e indiretos, segundo uma declaração do prefeito ao diário “El País”. O chefe do executivo acrescentou que outras cidades espanholas têm planos similares.

Na Espanha, o consumo de maconha não é considerado crime. Já o cultivo doméstico é punido com pena de até três anos de detenção.

Dívida

A Espanha ficou endividada até o pescoço durante a crise internacional. A dívida líquida, que correspondia a 27% do PIB (produto interno bruto) em 2007, atingiu 56% em 2011, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI). A título de comparação, no Brasil a proporção é atualmente de 39%; na Grécia, de 154%.

O aumento da dificuldade da Espanha de captar recursos no mercado financeiro levou o país a adotar um conjunto de medidas de austeridade fiscal, ou seja, ações que promovam aumento da arrecadação para os cofres públicos ou redução de gastos.

Por causa disso, o país tem adotado algumas medidas extremas. Além da possível cessão de terrenos para plantio de cannabis, outra medida que chamou atenção foi o controle do uso de papel higiênico pelas crianças que estudam em escolas públicas na Catalunha.

Um comentário:

  1. Que absurdo! Pior que plantar maconha é o "controle do uso de papel higiênico pelas crianças que estudam em escolas públicas na Catalunha." !!
    Luiz Gonzaga

    ResponderExcluir