Translate

01 março 2012

Bolsa

A figura acima, extraída de uma orientação minha na especialização (de autoria de Claudilene Chaves de Carvalho) é bastante interessante para entendermos o mercado acionário brasileiro. Entre mais de cinco mil dias de negociação entre 1991 a 2011, foram selecionados os quinze dias de maiores altas e os quinze dias de maiores quedas da bolsa de valores. Estes valores extremos ocorreram ao longo da série e estão no gráfico sob a forma de barra. 


Estes trinta dias de negociação, onde o mercado teve um comportamento extremado, aconteceram em cinco períodos distintos: o primeiro, durante o plano Collor, quando o governo congelou os principais ativos financeiros. A consequência disto foi uma queda brutal na bolsa de valores, com três dias de perdas acima de 15%. Entretanto, logo após, ocorre aumentos expressivos também. 


O segundo período ocorreu durante a crise política, que resultou na saída do presidente da república e o governo Itamar. 


A implantação do Plano Real corresponde ao terceiro período, que inclui a crise mexicana e seus efeitos na economia brasileira. 


O quarto período coincide com a ajuda externa do FMI, a desvalorização cambial no início de 99 e a mudança do Banco Central. 


Finalmente o quinto período refere-se a crise financeira do subprime, ocorrida recentemente. 


Quatro aspectos interessantes sobre estes momentos extremos:


a) dos cinco períodos, somente um está relacionado com a política (a saída do presidente Collor). Isto significa que o aspecto econômico é mais relevante que o aspecto político;
b) as crises estão mais esparsas. Entre a crise cambial e a crise do subprime passaram mais de dez anos. Foi um período invejável de tranquilidade para o mercado acionário brasileiro;
c) A crise do subprime é a única decorrente diretamente de um evento externo. Ela decorre também da presença maior do investidor estrangeiro no mercado acionário. Com a crise nos países desenvolvidos, os investidores estrangeiros começaram a realizar lucro, retirando recursos aplicados no nosso mercado para cobrir os passivos existentes no exterior. É o reflexo da participação estrangeira na bolsa.
d) Em todas as fases tivemos momentos extremos nos dois sentidos. Assim, na primeira etapa, ocorreram momentos de grande perda, mas também existiram valorizações elevadas na bolsa. Assim, os valores extremos ocorreram nos dois sentidos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário