Translate

23 fevereiro 2012

Manchete

Brasil pede à China que controle exportações ao país


O vice-presidente Michel Temer cobrou nesta segunda-feira a China a controlar o fluxo de produtos chineses vendidos ao Brasil, para evitar prejuízos à indústria nacional.

"Nos preocupamos com o aumento maciço e indiscriminado de produtos chineses no mercado brasileiro, o que, somos obrigados a registrar, ocasiona o deslocamento da produção brasileira", afirmou Temer, em discurso durante o segundo encontro da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban), em Brasília.

Em seu discurso, antes do almoço com o vice-premiê chinês, Wang Qishan, Temer disse ter solicitado à China que considere um "eventual dimensionamento voluntário" das exportações chinesas ao Brasil.



O governo federal deveria relembrar que para exportar mais você tem que importar mais. A imposição de tarifas e/ou outro tipo de barreiras leva a uma diminuição do comércio exterior. Vide a evolução do exportações e importações sul-coreanas a partir dos anos 80 , a teoria da simetria de Lerner, e a recente falta de insumos para a indústria argentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário