Translate

06 outubro 2011

Teste 525



Com a crise financeria, o banco Citibank criou uma unidade com “ativos” indesejáveis. Conforme um artigo publicado no Wall Street Journal (Faxina do Citi fica mais complicada) 40% “é formado por créditos imobiliários”. Ainda segundo o texto:

“Pouco mais de um terço desses empréstimos são linhas de crédito ligadas ao valor do imóvel. Como são considerados menos importantes que a hipoteca principal, esses empréstimos podem perder totalmente o valor quando o imóvel do devedor entra em execução judicial”

O problema é a falta de compradores. O texto prossegue com:

Mesmo encolhida, a Citi Holdings, que é separada do Citigroup, ainda seria o sétimo maior banco dos EUA em ativos, segundo a firma de pesquisa SNL Financial.


A analista Betsy Graseck, do Morgan Stanley, calcula que pode demorar até 2017 para liquidar inteiramente a Citi Holdings. Embora esse prazo seja dois anos antes do que ela previa inicialmente, significa que alguns dos ativos problemáticos do Citigroup continuarão no banco por anos.

As questões deste teste:

1) O termo “crédito” tem sido usado fora do contexto da partidas dobradas. No jornal, “créditos imobiliários” diz respeito a qual conceito?

2) Os tais créditos imobiliários não deveriam ser avaliados pelo valor de custo histórico em razão de que “conceito” (ou princípio ou característica da informação contábil)?

3) A Citi Holdings é separada do Citigroup. Assim, a contabilidade deve também ser separada. Isto diz respeito a qual “conceito” contábil.

4) O texto informa os planos para a Citi Holdings.

a) Qual o “conceito” contábil que deve ser usado?
b) Qual o efeito sobre o valor do ativo?
c) Que documento deve informar isto para o usuário?


Resposta do Anterior: a) ponto de equilíbrio; b) 16 meses ou 32 bilhões/0,2 x 10; c) Com esta margem, para cada avião a empresa tem um lucro de 7,7% x 200 = 15,4 milhões. O tempo seria 32 bilhões/0,0154 x 10 = 207 meses ou 17 anos; d) o lucro de cada unidade é 14% x 200 = 28 milhões. O tempo seria 32 bilhões / 0,028 x 10 = 114 meses ou 9 anos e meio; e) trata-se de achar o valor presente de uma periodicidade, com taxa de 0,5%. A periodicidade é de 280 milhões e o valor presente é de 32 bilhões. O tempo seria de 153 meses, que corresponde a quase 13 anos; f) 1530 ou 153 meses vezes dez aviões por mês. 


Resposta do Teste 523: Índia não adota as IFRS

Um comentário: