Translate

09 outubro 2011

Os SOES bandits da Nasdaq

A bolsa de valores da Nasdaq difere de outros mercados de ações, como a NYSE, por incluir diversos corretores que negociam uma mesma ação. Por exemplo, em determinado dia, dez ou mais corretores podem indicar preços pelos quais querem negociar as ações da Apple Computer (AAPL). A Nasdaq também possui um Sistema de Execução de Pedidos Pequenos(Small Order Execution System, ou SOES), que permite que investidores individuais executem negócios de até 1000 ações instantaneamente através de um sistema eletrônico.

Um tipo de negociante às vezes chamado de "SOES bandit" explora a capacidade de explorar negócios instantaneamente. Estes negociantes observam as cotações de diferentes corretores, esperando que surjam oportunidades de arbitragem. Se um corretor estiver negociando vender AAPL por 20,25 dólares e outro estiver disposto a comprar 20,30, o "SOES bandit" pode lucrar comprando 1000 ações instantaneamente a 20,25 dólares do primeiro corretor e vendendo 1000 ações por a 20,30 para o segundo corretor. Tal transação gera um ganho de arbitragem de 1000x0,05 = 50 dólares.

No passado, estes negociantes conseguiam ganhar uma boa quantia de dinheiro realizando transações como estas muitas vezes ao dia. Não demorou muito para que essas atividades forçassem os corretores a monitorar suas próprias cotações muito mais ativamente, de modo a evitar se pego por eles. Hoje, este tipo de oportunidade de arbitragem raramente aparece.

Fonte: "The Trading Profits of SOES bandits", Journal of Financial Economics 50 (2)(October 1998),pp:38-62.

Nenhum comentário:

Postar um comentário