Translate

01 outubro 2011

Como é escolhido um vencedor do Prêmio Nobel?

Postado por Isabel Sales. Fonte: Mundo Estranho, n. 116

Ontem o tema foi o IgNobel. Hoje a pergunta é: como é escolhido um vencedor do Prêmio Nobel?
Com base em um processo rigoroso de seleção. Quatro instituições ficam responsáveis por escolher os vencedores em cada categoria. Entre elas, a Academia Real de Ciência da Suécia, a cargo dos prêmios de Física, Química e Economia; a Adademia Sueca de Letras, que indica os ganhadores de Literatura; o Instituto Real Médico-Cirúrgico de Karolinska, que julga os trabalhos de Medicina; e o Parlamento Norueguês, que define o Nobel da Paz. São criados omites julgadores, formados por especialistas, que analisam os projetos enviados pelos indicados aos prêmios. E fazer parte da lista célebre de pesquisadores não é pra qualquer um, já que só entra quem for convidado. São mais de 300 inscrições para cada categoria todos os anos. Os vencedores são anunciados em outubro, recebendo o prêmio no dia 10 de dezembro – data do aniversário do criador do prêmio, Alfred Nobel. O cientista sueco ficou conhecido pela invenção da dinamite e por ter deixado parte de sua fortuna para financiar uma fundação que premiasse pessoas que prestem grandes serviços à humanidade.

- Os vencedores do Nobel recebem uma medalha de ouro, um diploma e US$ 1,3 milhão para dar continuidade aos trabalhos. -

QUASE LÁ... Os brasileiros que por pouco não levaram a láurea milionária

CARLOS CHAGAS
Indicado ao prêmio de Medicina em 1921 e 1925, pela descoberta da doença de Chagas. Não levou o Nobel porque o Brasil tinha pouca influência na época e poucos médicos reconheciam o seu trabalho.

CÉSAR LATTES
Foi codescobridor da partícula subatômica “méson pi”, que liga as partículas nucleares. A pesquisa ganhou o Nobel de física em 1950, mas quem levou todo o mérito foi o seu colega, Cecil Powel.

ORLANDO VILLAS-BOAS
Na década de 1970, foi indicado duas vezes ao Nobel da Paz pelo trabalho com civilizações indígenas. Junto com os irmãos, o sertanista foi um dos idealizadores da Fundação Nacional do Índio (Funai).

HERBERT DE SOUZA (BETINHO)
O sociólogo concorreu ao prêmio da Paz em 1994 pelo combate à fome com uma campanha que mobilizou a sociedade a distribuir alimentos aos mais necessitados.


ALGUNS DOS GRANDES NOMES DA HISTÓRIA QUE JÁ FORAM PREMIADOS

NELSON MANDELA
Ano: 1993. Categoria: Paz.
Juntamente com o então presidente da África do Sul, Frederik Willem de Klerk, Mandela ganhou o reconhecimento por seus esforços contra a apartheid – regime de segregação racial -, lutando pela nova democracia do país.

JOSÉ SARAMAGO
Ano: 1998. Categoria: Literatura.
Foi o primeiro autor de língua portuguesa a receber o prêmio. O comitê julgador o escolheu por ser um escritor “cujas parábolas, respaldadas por imaginação, piedade e ironia, nos permitem aprender de forma contínua uma realidade ilusória”.

BARACK OBAMA
Ano: 2009. Categoria: Paz.
Recebeu o prêmio pelo trabalho de redução do estoque mundial de armas nucleares. Obama é o terceiro político do Partido Democrata a ganhar o Nobel, sendo sucessor de Jimmy Carter (2002) e Al Gore (2007).

Além dos premiados citados pela revista, acrescentamos alguns laureados em Economia:

2010: professores americanos Peter Diamond e Dale T. Mortensen e cipriota Christopher Pissarides. Os acadêmicos foram escolhidos por suas teorias sobre o efeito das políticas econômicas no combate ao desemprego – problema que, desde a eclosão da crise financeira internacional de 2008, tornou-se preocupante em muitos países desenvolvidos. Mais: aqui

2009: a americana Elinor Ostrom e o americano Oliver E. Williamson por causa de suas análises sobre gestão econômica e os limites das empresas. Mais: aqui e aqui.

1991: Ronald H. Coase. Aqui.
1990: Harry M. Markowitz, Merton H. Miller, William F. Sharpe. Aqui.
1985: Franco Modigliani. Aqui.
1976: Milton Friedman. Aqui e aqui.
1970: Paul A. Samuelson. Aqui e aqui.


Previsão para o Nobel de Economia de 2011: aqui.

Um comentário:

  1. Tem uma história que o Nobel de economian não é realmente um Nobel, mas algo como uma premiação similar adicionada no decorrer do tempo. Saberia mais detalhes?
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir