Translate

03 outubro 2011

Briga na Consultoria


Os consultores mineiros Vicente Falconi e José Martins de Godoy tiveram uma relação amistosa na maioria dos 38 anos em que trabalharam juntos. Os dois foram professores de metalurgia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na década de 1970. Ambos, hoje com 71 anos,  prestaram também consultoria na Fundação Christiano Ottoni, ligada à instituição. Nos anos 1990, deixaram a academia e criaram a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FGD), que depois foi rebatizada de Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG). Sob o comando dos professores Falconi e Godoy, como são conhecidos no mercado, o INDG se transformou na mais influente consultoria de gestão do Brasil. Ao longo do tempo, os dois foram elevados à condição de gurus de alguns dos mais importantes empresários brasileiros, como Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira, da AB InBev, Jorge Gerdau Johannpeter, da Gerdau, e Edson de Godoy Bueno, da Amil – Telles, Sicupira e Bueno, inclusive, fazem parte do conselho do INDG. 


Atualmente, os mais de mil consultores da firma  atuam em 360 projetos em empresas e em governos estaduais, como os de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, o que rendeu um faturamento de R$ 307,8 milhões em 2010. Nessa parceria de quase quatro décadas, Falconi sempre foi a face mais visível do INDG, palestrante requisitado e autor de sete livros que venderam mais de 1 milhão de exemplares [E participante do Conselho da Sadia, na época dos Derivativos]. Godoy, por sua vez, era o homem administrativo, avesso à exposição. No dia 13 de setembro deste ano, no entanto, essa aliança foi rompida.  Godoy, que dividia o controle da consultoria com Falconi, vendeu sua participação e deixou a empresa. Para quem acompanhava o dia a dia do INDG, o fim da sociedade não chegou a ser uma surpresa. Até as calçadas do bairro da Savassi, em Belo Horizonte, sabiam que a relação dos dois fundadores estava desgastada há tempos. (...)

A história continua aqui. Imagem: Falconi.

Um comentário:

  1. Este blog é uma representação exata de competências. Eu gosto da sua recomendação. Um grande conceito que reflete os pensamentos do escritor.

    ResponderExcluir