Translate

14 outubro 2011

Auditoria em jornal


O tradicional jornal Wall Street Journal está sendo investigado por fraude nos números de circulação. Aparentemente o WSJ aumentou, de maneira pouco ortodoxa, os números de jornais vendidos na Europa. O problema já levou a renúncia do executivo responsável pelo WSJ na Europa.

Uma das formas de inflar a circulação do jornal era através de um acordo com “parceiros”, que compravam a edição por um valor reduzido (1 centavo de euro) para distribuição em universidades. Só com um dos “parceiros” doze mil cópias foram distribuídas. As denúncias afirmam que os “parceiros” eram citados de forma excessiva nos textos do WSJ.

Um auditor certificou a circulação de 74,8 mil exemplares no primeiro semestre, sendo 53 mil podem estar inflados pelos expedientes usados no WSJ. Um aspecto importante é que o WSJ é de propriedade da News Corp, recentemente envolvida num escândalo de espionagem de um dos seus jornais na Inglaterra.

A questão da circulação é importante para os jornais pois revela a penetração do veículo de comunicação, aumentando a receita de publicitária.

Fonte: Auditors Scrutinizing Wall Street Journal Europe's Circulation, NY Times,  ERIC PFANNER, 13 out de 2011

2 comentários:

  1. Mas mesmo com a distribuição em universidades, ocorre a circulação, não é? Então o erro estaria no valor informado (se circularam X jornais e o preço normal de venda
    e Y, então...) e por isso a auditoria? Se eu recebesse um WSJ de graça na universidade, iria adorar!
    Renata

    ResponderExcluir
  2. Um desdobramento do assunto apareceu aqui
    http://www.nytimes.com/2012/01/05/business/global/uk-auditor-clears-newspaper-of-impropriety-in-circulation-deal.html

    ResponderExcluir