Translate

04 outubro 2011

American Airlines


As ações da American Airlines apresentavam forte queda nesta segunda-feira na Bolsa de Nova York ao final da sessão, com os papeis refletindo rumores de quebra da empresa.


Às 17h30 (14h30 de Brasília), o valor da ação caía 34,46%, cotada a US$ 1,94 por papel.


"Existem especulações sobre o fato de que um número anormal de pilotos se aposentaram nesses últimos meses", disse Basili Alukos, analista da Morningstar, que explicou que os pilotos obtém ações da companhia aérea em seu plano de pensões.


Segundo Alukos, os pilotos tentam deixar a empresa para poder "vender suas ações antes de que o grupo enfrente novas dificuldades financeiras" e eventualmente quebre.


A companhia publicou no final de julho perdas trimestrais de US$ 286 milhões.


(Folha de S Paulo)


O gráfico mostra a cotação da empresa. É interessante que a cotação foi interrompida três vezes pelo rumores do mercado. As dívidas da empresa são de 12 bilhões de dólares, sendo 1,8 de curto prazo. A visão é pessimista devido os custos trabalhista, acima da média do setor.

Nos últimos três anos, o prejuízo acumulado líquido foi de 4 bilhões. A empresa teve prejuízo operacional em 2009 e 2008, mas lucro operacional em 2010. Estes resultados fizeram com que o patrimônio líquido fosse negativo em quase 4 bilhões de dólares.

O total de caixa e equivalentes soma 5,4 bilhões, bastante razoáveis para uma empresa em dificuldades financeiras. Outro aspecto positivo é que a empresa está gerando caixa nas operações (exceto em 2008). O problema tem sido o caixa das atividades de investimento, fortemente negativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário