Translate

30 agosto 2011

Negócios de alta frequência e a crise


O aumento dos negócios nos primeiros dez dias de agosto sobre a média de 2011 foi de mais de 80% no volume de ações nos Estados Unidos, mostrando que os operadores de alta frequência foram responsáveis pela maior parte dos negócios do mercado durante a queda, diz Gary Wedbush, vice-presidente executivo e diretor de mercados de capitais da Wedbush Securities. 


Os negócios de alta frequência são uma técnica que se apoia na apresentação rápida e automatizada de ordens de compra e venda, muitas das quais são imediatamente atualizadas ou canceladas, como parte de estratégias como formação de mercado e arbitragem estatística, e táticas baseadas no momento. Eles responderam por cerca de 53% dos negócios no começo do ano, contra 61% em 2009, segundo a Tabb Group, uma consultoria financeira de Nova York. Em 2006 eles foram 26% do mercado, segundo da Tabb. (...)


Os algoritmos, ou estratégias que executam grandes ordens desmembrando-as em grupos pequenos e enviando-os para diferentes bolsas, também usam técnicas de alta frequência. Fundos mútuos, de pensão e hedge empregam os algoritmos elaborados por corretoras para automatizar parte de seus negócios, em vez de apresentar manualmente ordens nos mercados ou recorrer a corretores humanos para comprar ou vende lotes de ações.


Gary Wedbush diz que os profissionais que lançam ordens de compra e venda nas bolsas tornam os negócios mais eficientes e reduzem os custos para os investidores em ações. "A maioria dos operadores de alta frequência está agregando liquidez ao mercado", diz Wedbush. "Os operadores automatizados empregam uma variedade de estratégias que buscam lucrar com a volatilidade de curto prazo de uma ação, mas a maior parte dos operadores de alta frequência está proporcionando liquidez ao estar nos dois lados do mercado, ou fazendo criação/resgate de arbitragem para os operadores de alta frequência." (...)




Negócios de alta frequência triplicam na crise Por Nina Mehta - Valor Econômico - 26 Ago 2011. Sobre o assunto, veja este cartoon:

Nenhum comentário:

Postar um comentário