Translate

26 julho 2011

Tendência a vícios? Você pode ser um líder!

Tendência a vícios? Você pode ser um líder! Por Isabel Sales

O professor de neurociências David Linden, autor do livro “O compasso do prazer: como a nossa inteligência faz com que comidas calóricas, orgasmo, exercício, maconha, generosidade, vodca e jogatina nos façam sentir tão bem” (tradução literal) afirma aqui que quando pensamos nas qualidades de líderes visionários, ponderamos sobre inteligência, criatividade, sabedoria e carisma, mas também empenho para ter sucesso, apetite por inovação, disposição para desafiar ideias e prática pré-estabelecidas. A verdade é que o perfil psicológico obrigatório a um líder – pense nos pioneiros da tecnologia como Jeff Bezos, Larry Ellison e Steven Jobs – também é o de um tomador de riscos, alguém com um alto grau comportamental de busca por novidades. De forma resumida, o que buscamos em líderes é frequentemente o mesmo tipo de personalidade encontrado em viciados, independente de ser em jogos, álcool, sexo ou drogas.

Como pode ser assim? Nós tipicamente enxergamos os viciados como fracos enquanto presidentes e empresários são pessoas com disciplina e fortaleza. Para entender essa aparente contradição, Linden afirma que temos que olhar no capô do cérebro, em especial nas funções relacionadas a prazer e recompensa.

Como motivador-chave, o prazer é fundamental para o aprendizado; se não achássemos alimento, comida e sexo recompensadores, não teríamos sobrevivido e não teríamos filhos. O prazer evoca sinais neurais que se convergem em um pequeno grupo de áreas interconectadas no cérebro, onde os neurotransmissores da dopamina exercem papel fundamental.

Esse circuito de prazer que utiliza a dopamina, refinado através de anos de evolução, também pode ser ativado artificialmente por algumas, mas não todas, substâncias psicoativas que carregam um risco para a dependência, como cocaína, heroína, nicotina ou álcool. Os circuitos de prazer do nosso cérebro também são programados para serem ativados por recompensas imprevistas: enquanto a roleta está girando ou os cavalos estão na pista, temos prazer mesmo se não recebermos a recompensa no final. A incerteza, em si, pode ser recompensadora – claramente um atributo útil para altos tomadores de riscos e recompensas em especulações nos negócios.

Então porque algumas pessoas se tornam viciadas em drogas, álcool, jogatina ou sexo enquanto outras podem tolera-los de uma forma moderada e não compulsiva? Uma hipótese, segundo Linden, é de que os viciados sentem prazer de forma incomunmente forte e são motivados a busca-lo mais atentamente. É razoável, mas forte. Evidências encontradas em tomografias de experimentos feitos no cérebro de animais e humanos indicam que o oposto é verdadeiro: viciados querem mais os seus prazeres, mas gostam menos deles que os demais.

Linden afirma que estamos começando a entender a biologia além do prazer entorpecente dos viciados. Em estudos comparando gêmeos idênticos, estima-se que os fatores genéticos contam de 40% a 60% da variação no risco para o vício. Mas estamos apenas nos estágios iniciais do entendimento do papel dos genes no vício.

Crucialmente, variantes genéticos que suprimem a sinalização de dopamina no circuito do prazer aumentam o comportamento busca-por-prazer-e-novidades – seus condutores devem buscar altos níveis de estímulo para alcançar o mesmo nível de prazer que outros podem alcançar com indulgência moderada. Esses abruptos variantes genéticos são associados a um aumento substancial do risco de dependência de uma série de substâncias e comportamentos.

Existe uma margem clara para a personalidade com tendência ao vício? Lindem aponta que alguns de nossas figuras históricas mais reverenciadas eram viciados – não apenas os tipos criativos mais óbvios tipo Charles Baudelaire (haxixe e ópio) e Aldous Huxley (álcool e LSD), mas também cientistas como Sigmund Freud (cocaína), Alexandre o Grande (álcool), Winston Churchill (álcool), Otto von Bismarck (álcool e morfina).

Líderes na América raramente admitem publicamente, mas um exemplo recente é Henry T. Nicholas III, fundador da Broadcom, uma empresa multibilionária que fabrica microchips para celulares, controles de videogames, fones wireless e outros dispositivos eletrônicos. Com um investimento inicial de US$ 10.000, Nicholas e seus parceiros criaram uma companhia que hoje possui 9.000 empregados e 5.100 patentes. Ao longo do caminho, Nicholas lutou com seu vício em álcool, cocaína e ecstasy. Em 2008 ele entrou em um programa de reabilitação.

A personalidade obsessiva, tomadora de riscos, perseguidora de novidades frequentemente encontrada em viciados pode ser aproveitada para torná-los muito efetivos no ambiente de trabalho. Para muitos líderes, a questão não é terem sucedido apesar de seus vícios, mas sim o fato de que mesma “fiação” e química que os tornam viciados, também os concede o trato comportamental que os serve bem.
Então, quando procurar pelo próximo líder da sua organização, procure por alguém com uma função dopamínica acentuada: alguém que nunca está satisfeito com o seu status quo, alguém que quer a sensação de sucesso mais que outros – mas gosta menos dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário