Translate

31 julho 2011

Sono mono, bi ou poli?

Sono mono, bi ou poli? – Por Isabel Sales

Você às vezes tem a sensação de que 24 são poucas horas para que você faça tudo o que gostaria ou deveria fazer? Isso porque, além das nossas obrigações, temos que dormir algumas horas para reabastecer o organismo, não é mesmo?

Quando eu estava tendo aulas no mestrado tinha um amigo que defendia o sono polifásico: você estuda, dorme um pouquinho. Acorda, termina um paper, dorme mais outro bocado. E assim até que a noite ou as suas obrigações (ou você) terminem.

Segundo a Wikipédia, “O sono polifásico é um padrão de sono alternativo no qual o tempo dedicado ao descanso pode ser reduzido em até duas horas por dia sem causar danos a saúde. Ele é atingido pela separação do período de sono em momentos mais curtos e espaçados. Historicamente foi utilizado por pessoas engajadas em atividades que não permitem longos períodos de sono, como velejadores, astronautas. Acredita-se que tenha também sido utilizado por diferentes motivos e de diferentes maneiras por personalidades como Leonardo da Vinci, Lord Byron, Benjamin Franklin, Nikola Tesla, Thomas Edison, Wiston Churchill e Napoleão Bonaparte.”

Eu que sou uma adepta ferrenha de ao menos oito horas muito bem dormidas nem dei ouvidos. Quando durmo pouco sou capaz de um péssimo gênio! A vida seguiu e eu continuei deixando a tarefa “dormir” como prioritária na minha lista de afazeres.

Imaginem a minha surpresa quando li que insônia não é prejudicial e que o sono bifásico era super normal antigamente. Pior! Não só era normal, como entre um sono e outro o pessoal saía de casa e ia fazer a social com o vizinho!

Segundo a pesquisa, dormia-se em dois blocos de cerca de quatro horas. No intervalinho, alguns ficavam ali, conversando com seu parceiro, outros se levantavam e iam cumprir afazeres, outros visitavam os vizinhos, trocavam umas idéias antes de voltar a dormir. Que cena fantástica!

Aparentemente a lâmpada de nosso querido salva-pátria Thomas Eddison foi uma das “culpadas” para que esse oba oba terminasse. Antes dela, em um país em que a noite durava cerca de catorze horas, as pessoas não tinham muito a fazer no escuro, a não ser dormir. Com Eddison e a Revolução Industrial os hábitos mudaram, permitiram que fossemos mais produtivos por mais tempo e reduziu-se a quantidade de horas dormidas. Assim, se tornou suficiente dormir de uma vez por toda a noite.

Todavia, o estudo concluiu que dormir de forma bifásica é um padrão de sono mais natural e faz bem à saúde. Claro que temos que analisar bem a pesquisa, ver a amostra, se já foi replicada e toda a base para as conclusões de forma a verificar a sua validade. Enquanto isso, continuo dando apoio aos pesquisadores que me deixarem dormir oito ou dez horas por noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário