Translate

04 julho 2011

Pesquisa sobre lesão no cérebro




A seguir, um estudo sobre as lesões traumáticas em Asterix

O objetivo do presente estudo foi analisar a epidemiologia e os fatores de risco específico de lesão cerebral traumática (TBI) nos livros de quadrinhos ilustrados do Asterix. Entre a literatura ilustrada, TBI é um padrão de lesão predominante. Uma análise retrospectiva do TCE em todos os 34 livros em quadrinhos Asterix foi realizada através da análise do estado inicial neurológico e sinais de TCE. Os dados clínicos foram correlacionados com informações sobre o mecanismo de trauma, o fundo sociocultural das vítimas e agressores e as circunstâncias dos traumas, para identificar fatores de risco específicos. 
 RESULTADOS: Setecentos e quatro Tbis foram identificados. A maioria das pessoas envolvidas eram adultos e do sexo masculino. A principal causa de trauma foi de assalto (98,8%). Traumas foram classificados em graves em mais de 50% (GCS 3-8). Diferentes déficits neurológicos e os sinais de fraturas de crânio basal foram identificados. Embora mais da metade dos ferimentos na cabeça as vítimas apresentava grande dificuldade inicial de consciência; nenhum caso de morte ou déficit neurológico permanente foi encontrado. O maior grupo de feridos na cabeça foi constituído por romanos (63,9%), enquanto os gauleses causou cerca de 90% dos Tbis. Capacetes foram usados por 70,5% das vítimas, mas foram perdidos na grande maioria dos casos (87,7%). Em 83% dos casos, Tbis foram causados sob a influência de um agente de doping chamado "poção mágica". 
CONCLUSÕES: Embora mais da metade dos pacientes tinham um comprometimento inicialmente grave de consciência após TCE, sem déficit permanente pôde ser encontrado. Nacionalidade romana, perda do capacete e ingestão da poção mágica foram significativamente correlacionadas com comprometimento inicial grave de consciência (p ≤ 0,05).


Fonte: Via aqui. Vale concorrer ao Ignóbil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário