Translate

11 julho 2011

O patrimônio é o objeto da contabilidade?

Por Pedro Correia



Neste artigo, Eric Martins e Nelson Carvalho questionam se o objeto da contabilidade é o patrimônio. Segundo os autores, o objetivo da ciência da contabilidade é estudar a informação contábil, e que essa atua em três ambientes diferentes, quais sejam, o patrimonial, o econômico e o social.É um belo ensaio teórico. Segue o resumo:

O presente artigo tem como objetivo principal argumentar que o objeto da
ciência da contabilidade é toda informação utilizada para se gerir as entidades e prestar contas sobre essa gestão, denominada informação contábil. A visão proposta rompe com os paradigmas estabelecidos de que o objeto da contabilidade é o patrimônio das entidades ou a prática contábil, diferenciando o objeto da ciência daquele da profissão.
Ainda, são apresentados três ambientes nos quais a informação contábil atua,exemplificando os tipos de pesquisas que os estudam. O primeiro, patrimonial, é aquele circunscrito no patrimônio da entidade, onde são geradas e formuladas as possibilidades de utilização da informação contábil. O segundo, econômico, é aquele no qual as entidades atuam, onde são estudadas as relações entre a utilização da informação contábil com as variáveis econômicas. O terceiro, o social, é aquele em que a informação contábil impacta o ser humano e sua organização social. A visão apresentada implica em uma delimitação da ciência da contabilidade como observadorade um espectro amplo de fenômenos que ocorrem nos três ambientes descritos,permitindo assim um entendimento das relações entre as mais diversas vertentes de pesquisa contábil científica.

(Dica do professor Cláudio Santana, grato)

Um comentário:

  1. Parabéns pelo post Pedro, ótima explicação. O objetivo da ciência da contabilidade é sem dúvida, estudar a informação contábil, que atua em três ambientes diferentes: patrimonial, o econômico e o social. Rompendo com todos os paradigmas que são estabelecidos.

    Abs!

    ResponderExcluir