Translate

16 julho 2011

Cetip

A Bolsa americana ICE (Intercontinental Exchange), líder nos negócios de balcão (fora de pregão) com derivativos e commodities, comprou 12,4% da brasileira Cetip, empresa que faz o registro e permite a negociação de títulos de dívida privada. O negócio marca a entrada dos americanos no Brasil, acirrando a disputa pelas transações financeiras com a BM&FBovespa.

A Intercontinental será a maior acionista individual da Cetip, que tem seu capital pulverizado no mercado. Para chegar aos 12,4% da empresa, a Intercontinental comprou 10% da participação da Advent, fundo de “private equity” (participação em empresas), por US$ 512 milhões.

Os 2,4% restantes foram adquiridos de outros acionistas e do mercado. Pelo acordo, a ICE comprará as ações da Cetip por R$ 25,50 por ação, preço médio das ações nos últimos 90 dias.

Saída

A venda das ações da Cetip para a ICE também representa a saída da Advent da empresa. O fundo comprou 32% da Cetip em maio de 2009, antes de sua abertura de capital na Bolsa. Até o início do ano, a Advent já havia vendido 22%.

Única empresa hoje capaz de concorrer com a BM&FBovespa, a Cetip permite o registro e a compensação de transações financeiras entre empresas privadas
.

Fonte: Toni Sciarretta, Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário