Translate

24 junho 2011

Legado de David


A Contabilidade possui poucas estrelas, mas Sir David Tweedie é uma delas. Como o primeiro chefe do International Accounting Standards Board (IASB), que estabelece normas de contabilidade para a maioria das principais economias do mundo, fora os EUA, ele é figura de destaque na profissão. Após 10 anos na cadeira, ele vai entregar [o cargo]  à Hans Hoogervorst, um regulador financeiro holandês, em 01 de julho.


O maior projeto de Sir David tem sido a convergência das normas do IASB com os dos EUA do Financial Accounting Standards Board (FASB). Os dois tiveram um prazo definido de junho, para coincidir com a aposentadoria Sir David, para resolver as suas diferenças. Que não serão cumpridos. Em abril, eles anunciaram o adiamento em quatro questões: o reconhecimento de receitas, contabilidade de locação [leasing], contratos de seguro e o valor justo dos instrumentos financeiros.


Como tratar instrumentos financeiros é, de longe, pergunta o mais difícil. Em 2009, sob seu presidente anterior, Bob Herz, o Fasb votou pela margem de 2 a 3 FASB que todos os ativos devem ser registrados pelo valor justo nos balanços de bancos. O IASB propôs um modelo menos zeloso. (...)


Sir David não deve estar muito desapontado que a convergência não está completa. Que o processo tenha chegado tão longe (...) é algo que ninguém poderia ter previsto há dez anos, diz Nigel Sleigh-Johnson, do Institute of Chartered Accountants da Inglaterra e País de Gales. O prazo de junho foi útil para concentrar as mentes, mas agora, diz ele, é mais importante para fazer as coisas direito.


The balladeer of the balance-sheet - The Economist - 23 jun 2011 - Mais aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário