Translate

19 junho 2011

Cada um faz apenas o que estudou pra fazer....

Postado por Isabel Sales. Outro excelente texto de Juliana Cunha.

"Tinha essa professora do ginásio que era bem mala mas que, sei lá, uma vez por mês soltava algo tão engraçado que eu adorava ela e ficava sempre na tensão sobre quando seria o ponto alto do mês.

O ponto alto do ensino médio veio em um dia em que a sala estava um caos, ninguém deixava ela falar. A gente já era bem velho pra isso, mas parece que um garoto e uma garota estavam resolvendo suas tensões sexuais na base da tesourada no cabelo, um grupinho antecipava a era fotologger com uma câmera analógia e outro atirava objetos pela janela.

A garota do amor cortês chegou no tablado da professora para reclamar de um tufo de cabelo amputado. No mesmo instante, o estojo de alguém foi arremessado na quadra e os trendsetters da analógica – qua haviam sido convidados pela professora a dar um passeio no SOE – vieram reclamar que ela não tinha esse direito.

A professora deu um chilique, chilique mesmo, histórico. Disse que ela havia estudado português:

- PORTUGUÊS. Eu estudei PORTUGUÊS, adjunto adverbial. Ninguém aqui me pede pra resolver a posição do sujeito. Esse me aparece – e ela puxava o braço do dono do estojo – com uma questão de polícia. A outra ali – e apontava para a careca – vem com uma questão de psicologia. O rebanho do canto vem com uma questão jurídica, eles querem um advogado porque eu não tenho “direito” de tirar aluno da sala. Eu não estudei nada disso, me perguntem o que eu sei.

Professora, eu também não estudei nada disso. No meu trabalho eu sinto – sinto todo dia – que sou mais designer gráfica ou secretária ou babá de fonte do que repórter. E acho que todo mundo sente isso, não tem como não sentir. No fim, o nosso trabalho, aquilo que a gente gosta de dizer que é o nosso trabalho, é só uns 5% do que a gente faz no ambiente de trabalho.

Todo mundo pratica antropologia, não importando a carreira nem o que estudou. Porque é todo um puta processo para a gente entender como falar com as pessoas, como mexer nos sistemas criados por elas e conseguir as informações retidas por elas e conseguir que elas fiquem caladas e no lugar delas ou que elas saiam do caminho e deixem a gente passar.

Eu trabalhei dez horas nas últimas dez horas e não vai rolar de me preocupar com o fato de que estou falando uma porção de obviedades, mas é isso, professora, quando você surtou eu super pensei que estava completamente certa, que o mundo deveria ser tipo um grande sistema Ford de produção em que cada um faria apenas o que estudou para fazer. Não vai rolar. Fico pensando se é o caso de voltar lá em Salvador, voltar lá na escola e te dizer o quanto não vai rolar.

Juliana Cunha
"

Nenhum comentário:

Postar um comentário